Pplware

Aliança entre RIM e Microsoft à vista?

Há dias deixamos expresso neste artigo os problemas que a RIM e a Nokia estão a enfrentar no mercado móvel.

O mercado móvel da empresa canadiana sempre foi muito restrito ao ramo empresarial, embora que se tem visto alguns particulares a usarem equipamentos Blackberry, mas mesmo dentro do mundo empresarial, a RIM não tem vincado e cada vez mais as empresas e particulares têm preferido equipamentos mais sofisticados como iPhones ou equipamentos Android.

São vários os motivos para refutar os serviços da RIM, alguns deles já foram mencionados no artigo em cima referido, e com a procura de serviços equivalentes mas mais rentáveis às necessidades das empresas e dos individuais, fez com que a empresa canadiana perdesse interesse e mergulhasse numa crise que, desde o ano passado, já a fez perder 70% do seu valor.

Dada a situação que assola a RIM e segundo três fontes que falaram com a agência Reuters, a empresa canadiana está a ponderar várias hipoteses para contrariar a sua crise. Entre elas está uma possível aliança com a Microsoft ou a venda do seu negócio a outra empresa.

Segundo as mesmas fontes, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, tem nos últimos meses abordado a RIM à procura de uma aliança semelhante à que foi feita com a Nokia e tal como aconteceu com a Nokia, a RIM terá de abandonar o seu próprio sistema operativo, BlackBerry OS, e adoptar a nova versão do sistema operativo móvel da Microsoft, o Windows Phone 8, que sairá entre Outubro e Novembro deste ano.

Se eventualmente a parceria com a gigante de Redmond se concretizar, a Microsoft pretende comprar uma parte da RIM e financiar as despesas de marketing. No entanto, a RIM não mostrou grande interesse na proposta da Microsoft, até porque iria acabar com aquilo que a RIM sempre defendeu, a sua independência. E para contrariar a proposta de Steve Ballmer, a empresa de Waterloo, vai continuar a desenvolver o BlackBerry 10 apesar de ter adiado o lançamento para meados de 2013.

A outra hipótese em cima da mesa, no entanto, em último recurso, é vender o seu serviço de comunicações, que são conhecidos por serem altamente seguros. A empresa que comprasse este serviço poderia, numa possibilidade, fornecer um serviço de emails ou outros serviços de comunicação móvel altamente seguros a agências governamentais, a empresas de smartphones ou a outras empresas que necessitem de um serviço de comunicações seguras. Segundo as fontes, empresas privadas estão a tentar arranjar uma forma de conseguirem aliciar a empresa canadiana a vender o negócio de comunicações móveis sem terem que comprar a empresa toda.

Acham que a RIM deve aceitar a proposta de aliança com a Microsoft?

Que outras possibilidades a empresa deveria ponderar para sair desta crise?

Exit mobile version