Pplware

Alexa da Amazon com falhas de segurança

A Alexa, a assistente virtual da Amazon, está presente em muitos dos dispositivos da empresa. Assim, quando questionada, está disponível para responder a tarefas simples e diretas. Por exemplo, realizar determinadas tarefas em casa, como interagir com lâmpadas inteligentes, persianas, fechaduras, entre outros. Assim, a assistente acaba por recolher e armazenar muitos dados associados aos utilizadores.

Agora, investigadores da Check Point descobriram uma falha na Alexa que deixou a informação pessoal dos utilizadores vulnerável.


Alexa da Amazon com vulnerabilidade resolvida

Num relatório divulgado pela empresa de ciber-segurança Check Point, investigadores descobriram uma vulnerabilidade associada à Alexa. Isto, porque aparentemente potenciais hackers podem ter invadido os dispositivos, onde a Alexa estaria ligada, utilizando links maliciosos.

Uma vez acedidos, esses links abriam a porta da informação aos hackers. Ou seja, tinham liberdade para instalar ou remover essencialmente aplicações dos dispositivos Alexa e aceder ao histórico de voz. Consequentemente, tinham acesso a informações pessoais sensíveis, como dados bancários e moradas.

Apesar de o relatório só ter sido publicado agora, a Check Point já contactou a Amazon em junho e a empresa já corrigiu essas questões de segurança.

A segurança dos nossos dispositivos é uma prioridade máxima e apreciamos o trabalho de investigadores independentes, como os da Check Point, que nos trazem potenciais problemas.

Disse um porta-voz da Amazon, em declaração.

 

Mais informação a circular na Internet

Na atualidade, os assistentes por voz são muito comuns. Aliás, estão de tal forma intrínsecos que os utilizadores acabam por se esquecer da quantidade de informação que por lá vão deixando.

Por vezes, nem se pensa que a informação que lhes é dada vai efetivamente parar à Internet e, se os sistemas não forem seguros, os utilizadores podem correr riscos. Assim, sendo uma porta de acesso a dados importantes, as empresas que disponibilizam este tipo de dispositivos e de tecnologias devem garantir a máxima segurança possível.

Exit mobile version