Pplware

Alerta: Contas do TeamViewer comprometidas e ataques em curso

O mais conhecido software de acesso remoto a computadores tem estado com problemas há alguns dias. Para além da instabilidade anormal no serviço, muitos utilizadores estão a queixar-se que as suas contas estão comprometidas.

A empresa insiste em negar os problemas e apenas refere que existe alguma instabilidade na sua rede e que estas falhas são temporárias.

Há já alguns dias que os utilizadores do TeamViewer se queixam no Reddit de acessos não autorizados às suas máquinas, sem que estes os possam controlar.

Estes ataques estão a acontecer a horas tardias, quando os atacantes entendem que os utilizadores não estão a usar as máquinas, achando assim que podem aceder de forma discreta.

Na maioria dos casos, os ataques resultam em acesso aos browsers, onde depois é feito o acesso aos sites dos bancos memorizados nos favoritos ou ao PayPal. Como as palavras-passe estão memorizadas, as contas estão a ser roubadas e há já relatos de valores transferidos para outras contas.

Do lado do TeamViewer é negado todo e qualquer problema nos dados dos utilizadores, insistindo a empresa apenas em problemas na rede e no acesso a computadores remotos, resultado desses mesmos problemas.

A rede do TeamViewer tem estado lentamente a recuperar e espera-se que nas próximas horas volte ao normal, recuperando totalmente.

O que é aconselhado neste momento, a todos os que fazem uso do TeamViewer, é que desactivem este serviço nas suas máquinas, que alterem as passwords de acesso ao serviço, que activem medidas de segurança adicionais e, principalmente, que estejam atentos a qualquer actividade anormal nos computadores e servidores onde acedem remotamente.

Exit mobile version