Já alguma vez pensou que a sua torradeira poderia ser um perigo para a sua saúde? Na verdade, aparentemente, tudo o que fazemos na torradeira é saudável como um simples torrar de pão.
No entanto, segundo um estudo realizado pela University of Texas em Austin, as torradeiras libertam partículas capazes de ser mais tóxicas que uma avenida com bastante trânsito.
Certamente que da próxima vez que torrrar pão vai-se lembrar deste estudo. Segundo os investigadores, as torradeiras são um enorme perigo para a sua saúde, pois, libertam partículas tóxicas logo que são ligadas.
Marina Vance, uma das investigadoras envolvidas no estudo, referiu que “Quando se fazem torradas, o elemento responsável pelo aquecimento começa a aquecer os detritos e os residuos na torradeira, que inclui óleos”. “Depois, acrescentando pão, vão ser emitidas uma série de partículas tóxicas para o ser humano”.
De acordo com a investigação, essas partículas incluem Etanol (CH3CH2OH ou C2H6O), um subproduto da levedura (fungos). A investigação revela ainda que quando o pão fica torrado, a concentração de partículas no ar aumenta entre 300 e 400 microgramas por metro cúbico.
Quando a torrada fica “queimada”, os níveis de partículas sobem para 3.000-4.000 microgramas por metro cúbico, ou seja, mais de 150 vezes o limite indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O estudo considera também que velas perfumadas, purificadores de ar, sprays e fogões a lenha são também considerados poderosos poluidores.
A OMS recomenda que o ar não deve ter mais de 25 microgramas de partículas finas.