Pplware

Alerta: Temperatura dos oceanos bateu recordes em 2019

O planeta Terra está mais quente que nunca! Há muitos estudos que compravam tal situação e recentemente confirmou-se também que os oceanos atingiram recordes em 2019, no que diz respeito à temperatura.

A informação foi publicada na revista científica Advances in Atmospheric Sciences e os investigadores lançaram um alerta para o aquecimento global.


De acordo com o estudo agora revelado, a água dos oceanos esteve mais quente especialmente entre a superfície e uma profundidade de 2.000 metros no ano passado.

Do estudo fez parte uma equipa internacional de 14 cientistas de 11 institutos de todo o mundo e também conclui que os últimos 10 anos foram os mais quentes nos registos das temperaturas globais dos oceanos.  

Temperatura média dos oceanos sofreu um aumento de 0,075 ºc

De acordo com o estudo, a temperatura média dos oceanos aumentou no ano passado em cerca de 0,075 graus centígrados face à média de 1981-2010. Para atingir essa temperatura o oceano terá absorvido 228 sextiliões (228 seguido de 21 zeros) de joules de calor. 

Na verdade, são muitos zeros. Para facilitar a compreensão fiz um cálculo. A bomba atómica de Hiroxima explodiu com uma energia de cerca de 63.000.000.000.000 (63 biliões) de joules. A quantidade de calor que colocámos nos oceanos do mundo nos últimos 25 anos é igual a 3,6 mil milhões de explosões de bombas atómicas em Hiroxima

Este aquecimento medido dos oceanos é irrefutável e é mais uma prova do aquecimento global. Não há alternativas razoáveis além das emissões humanas de gases com efeito de estuda para explicar este aquecimento

Lijing Cheng, principal autor do estudo

 

Os investigadores alertaram que o aquecimento global está a aumentar, mas que felizmente se pode inverter a situação, usando-se a energia de forma mais sábia e proveniente de fontes diversas. Desde 1970 que mais de 90% do calor do aquecimento global foi absorvido pelos oceanos, com menos de 4% desse calor a ir para a atmosfera ou para a terra.

 

Leia também…

Exit mobile version