Pplware

Alerta: Sites portugueses vendem certificados da COVID-19 falsos

Atenção aos certificados falsos da COVID-19! Os esquemas de fraude que se têm montado em torno da COVID-19 não são propriamente novidade. A pandemia por COVID-19 veio criar novos “negócios” que estão disponíveis em várias plataformas online.

Há certificados digitais falsos à venda no Telegram, que custam cerca de 100 euros. Além do Telegram, há agora também sites portugueses para o mesmo efeito.


A Check Point alertou recentemente para a emergência de websites em Portugal a partir dos quais se pode obter certificados de vacinação e testes PCR falsos. De acordo com a informação enviada ao Pplware…

Estes websites estão simplesmente a espelhar o mesmo conceito que temos visto no Telegram, com uma ligeira, mas significativa diferença que é permitir às autoridades policiais e judiciais tracearem quem os construiu e tomar as devidas medidas legais para o seu encerramento.

A empresa de segurança reforça o facto de não se preencher os dados solicitados, uma vez que representam um risco para a segurança das pessoas, quer a nível cibernético, como sanitário.

Além de constituir um crime, os criminosos têm aqui também uma forma de obter dados pessoais. Nesse sentido, é importante alertar para este tipo de esquemas que envolvem certificados digitais COVID que podem levar a fraudes dos mais diversos tipos.

Certificados digitais COVID oficiais da UE oficial

O certificado digital COVID da UE oficial abrange a vacinação, teste ou recuperação da COVID-19 e está disponível em formato digital e em suporte papel.

O Certificado Digital COVID da UE abrange três tipos de certificados:

Exit mobile version