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Alerta: Sabia que os seus dados das apps financeiras podem ser vendidos?

Um total de 42% dos utilizadores de computadores e dispositivos móveis em todo o mundo já utilizaram uma aplicação FinTech gratuita (home banking, gestão de cartões de crédito, etc.). No entanto, cerca de metade desconhece se essa app vende os seus dados.

A revelação foi feita na sequência de um estudo da empresa de cibersegurança ESET.  A empresa realizou um inquérito global que envolveu mais de 10 mil utilizadores de vários países.


Reveja quais as apps financeiras que tem instaladas…

Os utilizadores responderam a um conjunto de questões sobre tópicos referentes a cibersegurança e tecnologia financeira (apps financeiras). O estudo revelou dados interessantes sobre a forma como os consumidores protegem a sua informação sensível quando utilizam este tipo de aplicações.

De acordo com os resultados, além do elevado número de consumidores que não sabe se os seus dados das apps financeiras estão a ser vendidos, apenas 31% admitiu ter lido os “termos e condições” de uma app FinTech antes de a instalar e uma percentagem ainda menor (29%) leu a “política de privacidade” respetiva.

Estes resultados mostram quais as ações que os utilizadores em todo o mundo tomam (ou não) para se protegerem a si e às suas finanças – e que, em resultado dessas medidas, muitos deles poderão estar vulneráveis relativamente a ciberameaças. Quase metade de todos os inquiridos (48%) não usam uma VPN e, mais grave, 42% fazem login às suas aplicações financeiras em pontos de acesso Wi-Fi públicos. E, mesmo entre os 20% dos que consideram ter um nível de proficiência digital “avançado”, cerca de um terço (31%) não utiliza um gestor de passwords.

Outro dado interessante, é que entre os 22% dos inquiridos classificados como “FinTech adopters” (aqueles que usam quatro ou mais apps deste tipo), 93% têm software de segurança instalado em pelos menos alguns dos seus dispositivos; mas entre os chamados “FinTech non-adopters” (os que usam apenas entre uma e três apps), esta percentagem desce para 85%.

Este facto pode indicar que os consumidores que estão mais interessados em utilizar apps FinTech são também os que têm uma maior consciência sobre os perigos e tomam precauções relativas à cibersegurança no que diz respeito às suas finanças pessoais.

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