Pplware

ALERTA: Anúncios de rendas baixas na internet podem ser uma fraude

A internet é hoje palco para os mais diversos tipos de esquemas e fraudes. Um dos mais recentes esquemas de fraude está ligado aos anúncios de rendas baixas que são operados normalmente por redes internacionais que apostam forte na oferta de (falsos) imóveis para arrendar.

Em Portugal não existe muita legislação a este nível e nesse sentido é sempre melhor desconfiar do “bom” negócio que se está a fazer.


De acordo com o jornal Público, que revela um caso verídico, o modus operandi é quase sempre o mesmo: os interessados nos imóveis anunciados são “desviados” para um contacto de e-mail que consta no anúncio e que é externo ao do site onde foi colocado. A resposta às manifestações de interesse chega em português cheio de incorreções, pedindo para que as posteriores comunicações sejam feitas em inglês ou noutro idioma. A título de reserva ou de entrada, as vítimas acabam por realizar transferências de dinheiro para contas bancárias domiciliadas no estrangeiro e, a partir daí, cessam os contactos e perde-se o rasto ao dinheiro.

Fraude em várias plataformas virtuais

Através do contacto do jornal, o Imovirtual e o Idealista confirmam a existência de burlas, que não quantificaram, e consideram não ter responsabilidades por esses casos, que tentam contrariar com investimento tecnológico e mais informação aos utilizadores. 

O Idealista lembra que “as tentativas de fraude não são uma novidade da Internet, nos classificados em papel este tipo de práticas ilegais já existia”. E que num mercado “em que a Internet passou a ser a ferramenta de pesquisa e de promoção, e no qual a procura de arrendamento é superior à oferta, muitas vezes os utilizadores deixam de lado algo tão essencial como a prudência, passando a serem mais suscetíveis a este tipo de esquemas”. 

Exit mobile version