Pplware

Alerta: GNR vai andar “à caça” de condutores ao telemóvel

…já na próxima semana

Sabe-se hoje que usar o telemóvel, enquanto se conduz, multiplica o risco de acidente por vinte e três. A percentagem de portugueses que admitem enviar e ler SMS enquanto conduzem é de 31%, algo que será objecto de sensibilização pela GNR já durante a próxima semana em todo o território nacional.

A GNR vai também intensificar a fiscalização rodoviária com o objectivo de detectar e punir condutores que cometam infracções relacionadas com o uso de telemóveis enquanto conduzem.

Sob o lema “A sua prioridade é viver, não é atender!”esta campanha terá duas fases distintas:

A incorreta utilização e o manuseamento dos telemóveis ou dispositivos similares durante a condução, para a realização de chamadas, envio de mensagens ou consulta de redes sociais, limita as capacidades do condutor, provocando:

Desde o início do ano e até ao dia de ontem, 27 de Novembro, foram detectadas mais de 26 mil infracções por uso indevido do telemóvel durante a condução, distribuídas geograficamente conforme mostra a figura seguinte.

Os estudos confirmam que é difícil para os condutores levarem a cabo as tarefas básicas e essenciais a uma condução segura, se estiverem a realizar uma outra tarefa secundária. O tempo de reação de um jovem que esteja a conduzir e a utilizar o telemóvel, é o mesmo que uma pessoa de 70 anos que esteja a conduzir sem estar ao telemóvel. Saber mais.

GNR

Exit mobile version