As falhas de segurança nos antivírus não são normais, uma vez que estes têm de garantir as defesas nas máquinas dos utilizadores. Mas é isso que está a acontecer no Symantec e de uma forma curiosa.
Esta falha afecta todos os sistemas operativos onde o Symantec está, desde o Windows até ao Mac, passando pelo Linux.
A falha agora descoberta afecta todas as versões do antivírus da Symantec, independentemente da plataforma onde está a se executado, o que afecta directamente as versões Windows, Mac e Linux.
O problema está numa falha que pode ser explorada com um simples buffer overflow, que leva a que sejam dadas permissões de administração em qualquer máquina, abrindo a porta ao roubo de dados ou outra acção menos benéfica para os utilizadores.
Esta situação foi descoberta por Tavis Ormandy, um investigador da Google, e está localizado no motor do próprio antivírus, o que o leva por isso a estar também presente nas suites Norton, e pode ser facilmente explorado.
Mas nem tudo são más notícias. A Symantec já disponibilizou uma actualização para esta falha, que deve ser instalada de imediato por todos os que usam estes antivírus.
Não há também conhecimento desta falha estar a ser explorada activamente, mas isso não impede que não surja no futuro, em todos os que não actualizarem a versão ou aplicarem a correcção da Symantec.
Não é uma situação normal, mas é como se vê possível de acontecer. Para além de ser uma falha grave, está espalhada em todos os sistemas operativos e em várias versões. É urgente que actualizem o vosso antivírus Symantec e Norton!