De acordo com o CEO de uma grande empresa da área da segurança, os ataques informáticos vão ser cada vez mais e de grande escala. Exemplo disso foi o recente ataque massivo de ransomware que infetou milhares de computadores em todo o mundo… apesar de ainda faltar explicar muita coisa.
Recentemente, não ligado ao caso do ransomware, apareceu na Internet uma base de dados com 560 milhões de passwords.
Um grupo de investigadores da Kromtech Security Center revelou esta terça feira que encontrou uma base de dados que contem mais de 560 milhões de credenciais que incluem endereços de e-mail e passwords. Segundo a informação, a base de dados tem mais de 75 GB e os dados estão no formato json.
Sabe-se ainda que estas credenciais pertencem a serviços online bastante populares como é o caso do LinkedIn, Dropbox, Lastfm, MySpace, Adobe, Neopets, RiverCityMedia, 000webhost, Tumblr, Badoo, Lifeboat etc.
Relativamente a quem disponibilizou tal informação na Internet apenas se sabe que foi um “Eddie” . Entretanto aconselham-se os utilizadores que usam os serviços acima referidos que mudem as passwords de acesso o mais rapidamente possível. Não deve reutilizar passwords.
Podem ainda aceder ao site Have I Been Pwned para saber se as vossas credenciais estão na lista negra uma vez que, Troy Hunt, responsável pelo serviço, verificou que 98% das credenciais já se encontram “catalogadas” neste serviço.
Via Gizmodo