No mínimo!
De acordo com um comunicado recente disponibilizado por Alexander Dobrindt (Ministro dos transportes e Infraestrutura Digital), a Alemanha compromete-se a implementar um conjunto de medidas que garantam no mínimo 50 Mbps de Internet de banda larga a todos os cidadãos até 2018.
Isto significa um aumento de 10x da velocidade de acesso global, tendo em conta a taxas de comunicação médias actuais.
Segundo um relatório da Akamai, no primeiro trimestre de 2015 a velocidade média de acesso à Internet ronda os 5 Mbps à escala global. Para contrariar tal número, o governo alemão já informou que até 2018 a meta será oferecer 50 Mbps a todos os seus cidadãos.
Caso “o projecto” seja bem sucedido, o país terá comunicações de downstream mínimo superiores ao dobro da velocidade média global de Coreia do Sul (23.6Mbps). Para se ter uma comparação, a velocidade de comunicação média actual nos EUA é de “apenas” 11.9Mbps.
Mas os 50 Mbps não é algo novo na Alemanha até porque cerca de 70% (um aumento em 7% face 2014) do país já está ligado a redes que oferecem no mínimo tais velocidades por isso, ligar os restantes 30% não envolverá assim tantos custos e até haverá apoios.
The German Federation will contribute up to 50 percent of the costs. A combination with development programmes provided by German states is possible and can offer a further 40 percent of financing. The community would then have to provide the remaining 10 percent.
Actualmente a velocidade média de acesso à Internet na Alemanha é de 10.2 Mbps. Em Portugal é de 9.2 Mbps.