Hoje dia 30/01 foi lançado oficialmente o tão esperado Windows Vista e Office 2007. Um lançamento aparentemente menos apelativo do que nas versões anteriores para um Windows que pretende revolucionar e criar novos conceitos. A pré-venda desses produtos já ultrapassaram US$ 1,5 biliões.
Segundo a Microsoft, o Windows Vista será a maior evolução na plataforma desde o salto do Windows 3.11 para o Windows 95. Além de melhorias na segurança e gráficos, já citados aqui muitas vezes, o Vista vem com pequenos melhoramentos, a saber: pesquisa por ficheiro directo do menu Iniciar, botão para bloquear o sistema, Alt+Tab e Win+Tab com o Windows Flip 3D, pré-visualização da janela quando passamos o rato sobre o item minimizado, Painel de Controlo com mais funções, entre elas centrais de desempenho, mobilidade e rede, Windows Mail substituindo o Outlook Express, a barra lateral para gadgets, entre outras.
A Microsoft lançou há um tempo atrás o Windows Vista Upgrade Advisor, um software que indica se o computador está preparado para o Vista. Nele deve focar a sua atenção se pretende migrar o sistema da sua máquina.
Foram também lançadas algumas informações quanto ao preço das versões OEM do Windows Vista:
Preço:
Vista Business 32/64-bit – 151,90 euros Vista Home Basic 32/64-bit – 95,90 euros Vista Home Premium 32/64-bit – 112,90 euros Vista Ultimate 32/64-bit – 199,90 euros
OBS.: Estes valores serão actualizados à medida que o mercado for reagindo à concorrência.