Uma em cada seis crianças com menos de 1 ano, utilizam dispositivos móveis pelo menos 1h por dia!
Praticamente todas as casas têm pelo menos um equipamento tecnológico… Os computadores, smartphones e tablets já fazem parte do dia a dia das famílias e,quem tem crianças sabe bem que são quase um equipamento essencial – e para alguns indispensável! – entre os mais novos.
Mas, quando falamos em crianças… também nos referimos aos mais pequeninos. Recente estudo concluiu que mais de um terço dos bebés na América já sabem mexer “perfeitamente” no smartphones… antes de saber andar ou falar!
Os resultados do estudo foram divulgados durante o encontro anual do PAS (Pediatric Academic Societies) na passada semana em San Diego – Califórnia.
Os investigadores chegaram à conclusão que uma em cada seis crianças com menos de 1 ano, utilizam dispositivos móveis pelo menos 1h por dia e mais de um terço começa a utilizar o smartphone ou tablet mesmo antes de saber caminhar ou falar!
De acordo com os dados recolhidos de diversas clínicas pediátricas dos Estados Unidos, as crianças estão extremamente expostas aos equipamentos electrónicos.
Segundo os números, mais de metade das crianças com menos de um ano já viram um programa de TV, 36% já havia tocado ou feito ‘scroll‘ num ecrã e quese 1/4 já tinha mesmo feito um telefonema.
Em percentagens menores encontra-se a utilização de aplicações e jogos electrónicos. Aos 2 anos de idade, a grande maioria das crianças já usam dispositivos móveis frequentemente.
Segundo a principal autora do estudo, a médica Drª Hilda Kabali que trabalha há 3 anos no Departamento de Pediatria na Einstein Healthcare Network
“Não esperávamos que as crianças estivessem a utilizar dispositivos móveis desde os 6 meses. […] Algumas crianças estão expostas a um ecrã durante 30 minutos.”
Mais alguns resultados…:
- 73% dos pais deixam os filhos brincar com dispositivos móveis enquanto fazem as tarefas domésticas
- 60% deixam-nos estar com o smartphone/tablet enquanto fazem algum recado
- 65% usam os dispositivos móveis para acalmar a criança
- 29% usam-nos para adormecer a criança
Também o tempo que se passa no smartphone ou no tablet aumentou pois 26% das crianças com 2 anos de idade e 38% das crianças com 4 anos utilizam estes equipamentos pelo menos 1 hora por dia!
Os dados recolhidos para o estudo provenieram de 370 pais com um rendimento baixo de uma comunidade minoritária.
No Pplware estes valores foram recebidos com admiração mas, devido às experiências e contactos que temos tido com pais, não é um resultado que já não se esperasse. Cada vez mais os pais deixam os filhos ‘brincar’ com os smartphones/tablets, muitas vezes porque não têm o conhecimento (mas também não o procuram ter…) acerca das consequências da utilização precoce e da exposição alongada às tecnologias.
Dessa forma, deixamos aqui alguns sinais de alerta que não passam de consequências para uma utilização desmedida dos dispositivos móveis:
- A criança apresenta irritabilidade uma vez que está habituada a ter tudo ‘a um clique’, frustrando por ter que esperar
- Só acalma com o smartphone/tablet
- Faz chantagem (típica birra sem choro evidente) para poder ter acesso aos equipamentos
- Ignora os outros quando está em contacto com os equipamentos, o que afecta as relação e interação social
- Mostra-se mais agitada
- Visão avermelhada devido à exposição da claridade emitida pelos ecrãs.
Voltaremos a este tema em breve com algumas dicas para pais moderarem esta utilização que pode ser determinante para o desenvolvimento da criança… e nem sempre num bom sentido.
O que pensam destes resultados? Estarão os pais a ser negligentes quanto a um bom desenvolvimento da criança?