Há muito que as linguagens de programação são uma das mais interessantes profissões no campo das tecnologias. Estas focam-se em algumas linguagens específicas e que são olhadas como ferramentas.
Como tal, existem sempre as preferidas e as que mais são usadas. Claro que há também as mais lucrativas e que rendem mais aos programadores. Um novo questionário alargado veio agora mostrar a realidade de 2020 e as linguagens de programação preferidas e mais bem pagas do ano.
A Stack Overflow apresentou recentemente os resultados de um estudo realizado no início deste ano. Nele foram consultados 65 mil programadores e questionadas coisas como quais as suas tecnologias favoritas, os interesses que têm e os salários que recebem.
As preferidas não são as mais usadas
No capítulo das linguagens de programação mais adoradas e que os programadores mais gostam de usar está o Rust. Esta destronou o Pyton, que agora ocupa a terceira posição da lista, atrás do TypeScript da Microsoft.
Embora apenas 5,1% dos programadores entrevistados digam que usaram o Rust, este foi o mais apreciado por 86,1% dos entrevistados. No extremo oposto, nas linguagens menos apreciadas, está o VBA, com uns elevados 80,4%.
As mais usadas mostram uma realidade completamente diferente
A lista das escolhas de linguagens usadas no dia a dia mostra uma realidade completamente diferente. 67,7% dos programadores profissionais usam JavaScript, seguido de HTML/CSS, SQL, Python e Java.
Curiosamente, o JavaScript também é uma das linguagens mais odiadas. Com um valor de 41,7%, os programadores que a usam ou usaram não querem continuar a usar esta tecnologia no seu trabalho diário.
As mais bem pagas
O Stack Overflow também oferece muitos dados sobre o status do trabalho dos programadores, deixando claro que um bom salário é o fator mais importante na procura de um emprego, seguido pela oportunidade de trabalhar com novas tecnologias.
No que toca às linguagens de programação mais lucrativas, a lista altera-se por completo. Temos assim o Perl, Scala, Go, Rust e Ruby como as cinco tecnologias mais bem pagas. Estas garantem salários que ultrapassam os 70 mil dólares por ano.
Este é o panorama que estava presente no mundo dos programadores em fevereiro, quando os dados foram recolhidos. Agora, depois da COVID-19 e de todo o confinamento, esta pode ser uma realidade diferente, que poderá ser lentamente reestabelecida.