Pplware

Aeroportos terão sistema de notificação de drones

Já por diversas vezes aqui referimos o perigo que os drones podem representar para os aviões. O caso mais recente ocorreu o mês passado quando um A380 da Lufthansa quase bateu num drone ao aterrar em LA.

Pelo perigo que representam e pela falta de legislação concreta quanto ao espaço aéreo reservado para estes veículos não tripulados, a AirMap e a American Association of Airport Executives juntaram-se numa parceria que visa fornecer informação da localização de drones de forma instantânea a mais de 800 aeroportos norte-americanos.

A American Association of Airport Executives é um grupo comercial que representa 850 dos maiores aeroportos dos Estados Unidos e, com o objectivo de encontrar uma solução eficaz contra os drones que poderão colocar em risco a aterragem e descolagem dos aviões junto aos aeroportos, juntou-se à AirMap para criarem um sistema de informação de localização dos drones das marcas populares como a DJI, 3D-Robotics ou Yuneec.

A AirMap irá recolher os dados dos pilotos destes drones e enviar essa informação para um portal online que os controladores de tráfego aéreo poderão consultar de forma segura.

Acreditamos que, através dos fabricantes, estamos a chegar a cerca de 80% dos drones do mundo, ajudando, assim, milhões de pessoas

Referiu  Ben Marcus, CEO e cofundador of AirMap

Os drones das grandes marcas passarão a integrar o mapa de navegação através do SDK das respectivas aplicações móveis.

Pela primeira vez foi possível criar um sistema eficaz de comunicação entre os drones e os aeroportos, com o objectivo de garantir a máxima segurança da aviação.

Mas esta medida ainda não é suficiente. É ainda necessário que se criem regras rígidas no que toca ao espaço aéreo dedicado aos drones, não só para os utilizadores comuns que crescem a grande velocidade, mas também para as grandes empresas como a Google ou a Amazon que se encontram a desenvolver projectos nesta área.

PR NewsWire

Exit mobile version