Em Abril informamos em primeira mão que a MediaTek se preparava para lançar no mercado o primeiro SoC (System-on-chip) 10-core (10 núcleos).
Hoje a empresa anunciou oficialmente o MediaTek Helio X20 que além dessa característica tem outras bastante interessantes como por exemplo o suporte para redes wireless 802.11ac e até um co-processador (ao estilo do que a Apple faz com as últimas versões do iPhone).
A MediaTek é uma das principais empresas na área dos SoC. Com um bom portefólio de produtos, como por exemplo o MT6752, o MT6732 ou até mesmo o MediaTek Helio X10 , a empresa lançou agora o SoC Helio X20 a 64 bits que se destaca por ser o primeiro com 10 núcleos.
De salientar que o MediaTek Helio X10 tem vindo a ser usado por grandes fabricantes mundiais como é o caso da HTC ou até mesmo da LeTV. A tabela seguinte mostra as principais características dos SoC mais relevantes da empresa.
O SoC Helio X20 tem uma organização tri-cluster, com três diferentes tipos de núcleos:
- 2 núcleos a 2.5 GHz ARM Cortex-A72
- 4 núcleos a 2 GHz ARM Cortex-A53
- 4 núcleos a 1.4 GHz ARM Cortex-A53
Na prática este SoC tem a capacidade de usar apenas alguns núcleos ou então todos em simultâneo, de acordo com a performance “necessária”. Por exemplo, para tarefas onde não é requerida muita performance, podem ser apenas activados os núcleos a 1.4 GHz ARM Cortex-A53, havendo também assim uma melhor poupança ao nível da bateria.
Este SoC traz também suporte para redes 4G LTE, redes wifi com a norma 802.11ac, gravação de video a 4K, suporte para duas câmaras de 13 MPX e também um co-processador RM Cortex-M4 para reconhecimento de voz e outras aplicações “always-on” que necessitem de pouca performance.
O Helio X20 a 64 bits será comercializado já a partir do segundo semestre de 2015 logo, se comprar um smartphone em 2016 é provável que já venha SoC.