A Google tem procurado trazer para o seu serviço de mapas as funcionalidades que conseguimos encontrar na maioria dos sistemas de GPS. Tem algumas vantagens óbvias face à concorrência pois assenta toda a sua estrutura em software que fácil e rapidamente actualiza, garantindo assim as melhores funcionalidades.
Depois de ter melhorado toda a interface deste serviço, a Google resolveu agora voltar a inovar neste seu serviço e apresentou um lote de novidades que o tornam ainda melhor, quer no iOS quer no Android.
As novidades que o Maps passou a ter no Android e o iOS foram hoje anunciadas e as aplicações com esta actualização estão já disponíveis nas respectivas lojas de aplicativos.
São várias as novidades, sendo que algumas ainda estão numa fase inicial e apenas limitadas a alguns países. Gradualmente serão alargadas a outros países, dando a todos a possibilidade de as usarem.
As duas novidades mais atractivas dizem respeito à possibilidade de termos indicação da faixa que devemos usar ou sair sempre que estivermos a usar o modo turn-by-turn. Esta é uma das novidades que para já vai estar limitada a alguns tipos de estradas e apenas em 3 países (USA, Canadá e Japão).
A segunda novidade é algo que já podíamos usar, se bem que através de um pequeno truque. Falamos do modo offline, que permite que guardemos zonas de mapas para consultarmos quando não tivermos acesso à Internet.
Para além de poderem gravar esses mapas, podem atribuir-lhes nomes para posteriormente conseguirem aceder-lhes de forma mais fácil e directa.
Através da escrita de “Ok Google” na caixa de pesquisa podíamos ter já acesso a esta funcionalidade, mas agora teremos disponível uma opção directa.
Mas as novidades do Google Maps não se ficam por aqui e passamos a poder filtrar de forma mais detalhada os resultados das pesquisas que efectuarmos. Também os resultados de transportes públicos apresentam agora a duração total do trajecto a pé e o próximo autocarro ou comboio disponível.
Para além disso temos ainda presente, se bem que não utilizável em Portugal, a possibilidade de acesso ao Uber. Esta rede de taxis alternativos passa a estar disponível dentro da própria aplicação.
São estas as novidades que a Google mostrou agora e que trazem para as plataformas móveis algumas funcionalidades que eram pedidas e esperadas por todos.