Quando se fala nos valores de pacote de comunicações em Portugal, as críticas são mais que muitas. No entanto, de acordo com um estudo recente Portugal é o segundo país com preços mais baixos.
O estudo utilizou a metodologia da oferta predominante para comparação de preços. Utilizou por base produtos comparáveis de outras operadoras de comunicações eletrónicas.
Pedro Mota Soares é atualmente Secretário-Geral da Apritel (a voz do sector das comunicações eletrónicas em Portugal). Em declarações Pedro Mota Soares referiu que “pela primeira vez comparou-se o que é comparável”.
Com a França a liderar o ranking dos países com pacotes de internet a mais baixo custo, Portugal aparece logo na segunda posição. O estudo, que analisou vários países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Hungria, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Reino Unido), foi elaborado pela Deloitte para a Apritel e divulgado esta quarta-feira.
Pacote de comunicações 3P e 4P mais baratos que valor médio
De acordo com o estudo, “os preços médios para os Pacotes 3P (televisão, internet fixa e telefone) são 34% inferiores à média dos países da União Europeia analisados”. Em Portugal o valor é de apenas 38,60 euros. O valor médio na Europa é de 58,05 euros.
Relativamente aos Pacotes 4P (televisão, internet fixa, telefone e telemóvel), os preços “são 20% mais baixos”. Em Portugal o preço médio é de 59,94 euros. O valor médio na Europa é de 75 euros.
O estudo revela ainda que em Portugal a maioria das famílias, mais de 80%, adquire pacotes de telecomunicações.
Em Portugal o mercado das telecomunicações em Portugal é “muito competitivo”. O “investimento anual” é de cerca de 1000 milhões de euros.