Tal como informamos logo pela manhã, a semana da Páscoa tem sido de crucificação para os sites de partilha de ficheiros nacionais que têm recebido, por parte da ACAPOR, ameaças com processos no Tribunal de Propriedade Intelectual. Depois do site Né & Miguelito e agora do PDCLinks a ACAPOR parece estar empenhada em acabar de vez com a pirataria em Portugal. Relativamente ao projecto PDCLinks, a ACAPOR emitiu à pouco um comunicado no site da Associação.
Em comunicado oficial, a ACAPOR reage ao encerramento do PDCLinks com o seguinte texto:
Os sites piratas subsistem devido ao aparente anonimato que a internet confere aos que, ganhando dinheiro, subvertem toda uma indústria e queimando pelo caminho milhares de postos de trabalhos.
Logo que o anonimato cai os projectos sucumbem porque estes profissionais da pirataria sabem bem os lucros que auferem e melhor conhecem o carácter ilegal das suas actividades.
É assim que acaba o Fórum PDC Links um fórum com sete anos de existência, mais de 230.000 membros e 50.000 obras disponíveis, entre filmes, álbuns, software e videojogos.
Tendo decidido abortar o projecto voluntariamente, o jovem administrador do fórum vai assim poder continuar a sua vida sem quaisquer consequências, contrariamente às milhares de pessoas que perderam os seus empregos, e alguns até a família, por culpa exclusiva deste e doutros fóruns semelhantes.
No entanto os administradores dos sites cujas queixas já deram entrada não gozarão da mesma sorte.
Além de se congratular com o fecho do PDCLinks, a ACAPOR deixa um aviso aos restantes administradores que (ainda) gerem sites de carácter ilegal.
A esta altura resta questionar…quem será o próximo?