A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez saber esta sexta-feira que a COVID-19, apesar de ser uma ameaça, já não é uma emergência global. Conheça alguns números desta pandemia.
COVID-19: 765 milhões de casos de infeção por todo o mundo
A COVID-19 foi o nome atribuído pela OMS à doença provocada pelo vírus SARS-COV-2, do grupo dos coronavírus, que pode causar infeção respiratória, cujos sintomas são semelhantes os de uma gripe, ou pode evoluir para uma condição mais grave, como pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.
A OMS declarou a COVID-19 como uma pandemia em março de 2020. Segundo as informações mais recentes, foram identificados mais de 765 milhões de casos de infeção por todo o mundo. Quase sete milhões de pessoas morreram com a doença. Entre 3 e 30 de abril, foram detetados quase 2,8 milhões de novos casos e mais de 17.000 mortes segundo os últimos números. Sabe-se também que, à escala mundial, foram administradas 13 mil milhões de doses da vacina.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou, esta sexta-feira, o fim da emergência global para a COVID-19…
No último ano, o comité de emergência e a OMS têm estado a analisar dos dados com cuidado, considerando quando seria o tempo certo para baixar o nível de alarme. Ontem, o comité de emergência reuniu-se pela 15.ª vez e recomendou-me que declarasse o fim da emergência global. Eu aceitei esse conselho…
Os primeiros casos de COVID-19 foram registados a 2 de março de 2020. O vírus fez 26 mil vítimas em Portugal e infetou mais de metade da população, 5,5 milhões, dos portugueses.