Parece que aquilo que estávamos habituados a ver nos filmes de ficção cientifica se começa a querer extrapolar cada vez mais para a vida real.
Poder aumentar a visão nocturna com umas “simples” lentes de contacto, sem necessitar de recorrer a óculos de grande dimensão, poderá estar cada vez mais perto de existir.
Investigadores da Universidade de Michingan desenvolveram um sensor de luz infravermelha baseado em grafeno tão fino que poderia ser aplicado sobre lentes de contacto.
Segundo os investigadores Ted Norris e Zhaohui Zhong, o grafeno por si só não tem a capacidade de converter a luz numa imagem visível. Para tal, é necessário combinar o grafeno em camadas para que desta forma a luz incida e seja produzido um sinal eléctrico capaz de exibir uma imagem de visão nocturna.
Os investigadores acreditam que este sensor pode vir a ser incluído em lentes de contacto ou em qualquer outro equipamento electrónico, como câmaras fotográficas ou para-brisas dos carros para melhorar a condução nocturna. Contudo, para tal acontecer, são necessários novos investidores que continuem a financiar o projecto.
Este é um projecto que, apesar dos resultados satisfatórios, ainda está numa fase muito precoce, pelo que ainda não se pode prever um limite para que se venha a conhecer este sensor aplicado ao quotidiano, se é que um dia isso virá a acontecer.
Via | The Verge Fonte | Universidade de Michingan e Nature Nanotechnology