Pplware

A videochamada será suportada nativamente pelo Android…

… com recurso ao Google Talk, brevemente, na versão 2.3.4 deste Sistema Operativo.

Foi dado a conhecer pela Google, há alguns dias, que a funcionalidade de videochamada fará parte integrante da próxima actualização do Android Gingerbread.

Esta funcionalidade, há muito disponível em telemóveis já com vários anos, fazia já bastante falta no Android até porque a maioria destes smartphones vem equipada com câmara frontal para esse propósito. Terá sido o lançamento do FaceTime no iOS que fez a Google “dar corda aos sapatos” para implementar o mesmo no Android?

Com esta nova funcionalidade do Google Talk será agora possível fazer chamadas de vídeo a partir do Android para qualquer contacto que use o Google Talk, esteja ele no smartphone ou tablet Android, no Gmail ou no Google Talk no PC.

Será possível fazer chamadas a partir da rede Wi-Fi e da rede móvel 3G ou 4G, nesta última condicionado ao suporte/permissão por parte da rede móvel.

Para estabelecer uma chamada de vídeo a partir do Android bastará abrir o Talk e premir no ícone correspondente à videochamada localizado à frente de cada contacto. Será possível também escrever ou ler texto enquanto estiver a decorrer uma videochamada. No caso de ser necessário deixar a aplicação Talk para recorrer a outra, o vídeo entrará em modo de pausa e o som da chamada continuará activo, permitindo assim uma conversa contínua independentemente do que esteja a ser visualizado no ecrã.

Esta nova funcionalidade, como já foi dito, faz parte da versão 2.3.4 do Android para a qual serão gradualmente actualizados alguns modelos de smartphones mais recentes como o Nexus S. A actualização é feita por meio de updates OTA (over-the-air) e será acrescentado futuramente o seu suporte para muitos outros modelos com a versão Gingerbread. As comunidades de desenvolvimento de ROMs não-oficiais para o Android também não tardarão em introduzir esta funcionalidade em modelos que nunca serão actualizados pela Google ou pelos seus fabricantes.

Recentemente foi lançada oficialmente esta mesma versão, Android 2.3.4, para o HTC Google Nexus One e não foi encontrado qualquer vestígio do suporte de chamada de vídeo ou voz por parte da aplicação Talk. Compreende-se que não tenha o suporte de chamada de vídeo devido a este modelo não ter câmara frontal, no entanto o suporte de chamada de voz seria muito bem-vindo.

Note-se que a Google, com este serviço, está a adoptar uma política menos restringente perante a Apple, já que o FaceTime é exclusivo de iDevices como iPhone 4, iPad 2, iPod touch, e MacBook. No Google Talk, com recurso ao plug-in, é possível usar a videochamada no Gmail quer seja a partir do PC, Mac ou Linux.

Enquanto esta funcionalidade não está disponível no seu modelo Android poderá experimentar e usar aplicações alternativas, multi-plataforma, como o Fring, o Oovoo ou o Tango.

Exit mobile version