Pplware

A Play Store no Brasil passou a aceitar pagamentos em Reais

O mercado brasileiro é, dada a sua dimensão, muito apetecível para as grandes marcas. A Google percebeu isso e agora está a mudar a forma de pagamento para passar a aceitar a moeda local.

Passa assim a poder ser possível pagar aplicações, filmes e músicas em Reais, sendo abandonados os pagamentos em dólares e sendo aceites cartões de crédito locais.

Esta mudança na Play Store da Google foi anunciada ontem e foi de imediato concretizada. Todos os utilizadores de Android Brasileiros passaram a poder pagar as suas compras nesta loja de aplicações da Google em Reais.

O mercado Brasileiro é um dos maiores do mundo em termos de downloads da Play Store, sendo apenas suplantado pelo mercado Norte Americano.

A Google percebendo a vantagem desta mudança no sistema de pagamentos e na moeda aceite, resolveu entrar em força no Brasil e passar a permitir que estas aplicações e outros conteúdos passem a ser pagos em Reais Brasileiros

Esta mudança vem trazer algumas diferenças nos lucros que os programadores tinham até agora. De acordo com a lei brasileira os comerciantes que vendam conteúdo no Brasil com pagamentos em qualquer moeda diferente do real brasileiro (BRL) estão sujeitos a uma retenção na fonte de 25% obrigatória para compras feitas por clientes brasileiros. Este imposto será remetido ao governo brasileiro.

Na prática isto implica que o lucro final seja mais reduzido, sendo a taxa repartida entre a Google e os programadores das aplicações.

Para se adaptarem a esta nova realidade e para poderem contornar o imposto de 25% que passa a ser cobrado, os programadores que tenham aplicações publicadas na Play Store precisam apenas de alterar as suas aplicações para a nova moeda. É conveniente lembrar que para receber pagamentos em reais brasileiros, é necessário ter uma conta bancária localizada no Brasil.

A Google aconselha a criação de uma nova conta e a posterior migração das aplicações para a nova conta, de modo a que estas fiquem de imediato associadas aos pagamentos em Reais. Todas as dúvidas sobre este processo podem ser esclarecidas na página de suporte da Google.

Está assim aberta mais uma porta pela Google para um mercado em forte crescimento e com potencialidades para se tornar dos que mais aplicações descarregam. Ao trazer o Real para a Play Store a Google consegue também aumentar os seus lucros e os dos programadores.

Exit mobile version