O YouTube tem andado nas bocas do mundo nos últimos tempos. E tem tido presença assídua no Pplware. Notícias como o seu serviço Disco, o fim do suporte ao IE6 e outros browsers mais antigos e o seu 5º aniversário são apenas exemplos. Na verdade este serviço merecia estar no Pplware todos os dias tal a sua utilidade.
E hoje é a vez de apresentarmos a nova cara do mais famoso serviço de vídeos da Internet.
Esta nova imagem ainda não está disponível para todos os utilizadores, mas a sua activação é extremamente simples. É o fruto de 10 meses de troca de ideias entre a equipa que desenvolve o YouTube com os demais utilizadores. E o resultado está agora visível.
Mas e que novidades traz a nova cara do YouTube?
A maioria das novidades está nas páginas de visualização dos vídeos. Foi aí que a equipa de desenvolvimento se concentrou.
E eis uma imagem do que será a página de visualização de vídeos.
Vamos agora decompor parte a parte e falar um pouco de cada uma das novidades.
Topo
No topo, imediatamente acima do vídeo passámos a ter presente uma nova zona. Nessa zona podemos ter acesso ao total de vídeo do autor (40 no caso do Pplware) e a à opção de subscrição desse autor.
A seleccionarmos a opção de acesso ao total dos vídeos do autor a caixa é expandida, sendo apresentadas as miniaturas dos vídeos e é possível navegar de forma paginada.
Ao seleccionarmos a opção de subscrição podemos ainda editar essa subscrição ou cancelá-la.
Lado direito
No lado direito do vídeo, são apresentados os resultados da pesquisa numa pequena caixa, também ela expansível, sendo no entanto apresentado apenas o primeiro resultado seguinte. Temos ainda a possibilidade nessa caixa de activar ou desactivar a função de reprodução automática (Autoplay).
Ao expandirmos a caixa são-nos mostrados os restantes resultados da pesquisa.
Abaixo do vídeo
Nestá a zona reservada às informações sobre o vídeo. Aqui temos a descrição, o número de visualizações, a hipótese de guardar o vídeo (numa playlist), partilhar ou obter o código para embutir o vídeo numa página web. Podemos ainda “votar” no vídeo. A forma de votar por meio de estrelas (de 1 a 5) foi abandonada pois, segundo a equipa do YouTube, por norma apenas eram atribuídos valores 1 ou 5.
Ao expandirmos a descrição do texto é mostrada informação adicional, tal como a categoria e as etiquetas associadas.
A zona de visualizações quando expandida apresenta um conjunto (muito completo) de informação sobre as visualizações do vídeo.
- Histograma de visualizações.
- Número de comentários, favoritos, classificações e classificação média.
- Links e visualizações associadas.
- Localização geográfica do público do vídeo.
Se seleccionar a opção Guardar em é-lhe apresentada a sua lista de playlists e pode adicionar o vídeo numa dessas listas ou criar uma nova.
Através da opção Share pode enviar o vídeo para os seguintes locais:
- MySpace
- Orkut
- StumbleUpon
- Live Spaces
- Bebo
- Hi5
A zona de Embed passou para este novo local mas manteve as suas funções não havendo alterações nas opções.
E são estas as principais diferenças relativas aos componentes da página de visualização de vídeos. Existem, no entanto, duas novidades que deixei para o fim propositadamente.
Outras novidades
A primeira é que o vídeo quando expandido passa a estar realmente em destaque, ocupando toda a largura do browser na sua zona.
A segunda novidade vem fazer sorrir muito utilizadores do serviço e é está relacionada com as pesquisas feitas durante a exibição de um vídeo. Nesta nova interface uma nova pesquisa não nos leva para outra página. O vídeo continua a ser exibido e os resultados aparecem do lado direito da página. O vídeo no entanto é diminuído.
Pesquisa
Outras novidades estão relacionadas com a pesquisa geral. Passa então a ser possível refinar a pesquisa. E os parâmetros são os seguintes:
- Tipo de resultado
- Ordenar por
- Data do carregamento
- Categorias
- Duração
- Funcionalidades