…e do edifício
No momento de elaborar uma estratégia de segurança para centros de dados, importa referir que os centros de dados são também edifícios ou compartimentos dentro de edifícios.
Como acontece com qualquer estrutura ao serviço do negócio, deve ser fornecido algum nível de segurança do edifício.
Para um edifício de escritórios normal, o sistema de segurança pode ser tão simples como o controlo de acesso das portas e fechaduras para que apenas os funcionários com os cartões magnéticos ou códigos adequados possam entrar. Outros edifícios também fazem uso da tecnologia de videovigilância, tal como sistemas de circuito fechado de televisão (CCTV).
A questão que se coloca é onde, afinal, se inserem a maioria dos centros de dados no ciclo de edifícios que necessitam de segurança. Essa inserção surge no contexto da maior necessidade de segurança que um edifício de um centro de dados médio tem, em comparação com um típico edifício de escritórios, apesar de ser menos rigoroso do que a segurança num aeroporto internacional, por exemplo.
Para os centros de dados que armazenam informação sensível de cartões de crédito ou números de identificação pessoal, a necessidade de segurança do edifício pode ser muito elevada. Nesse sentido, deve-se ter em conta, ao ponderar melhorias na segurança, o nível necessário de integração do sistema e o grau de impacto que a segurança tem nos seus negócios.
A evolução dos sistemas de segurança de edifícios torna-os mais semelhantes a sistemas de TI a nível empresarial, com bases de dados subjacentes, interfaces gráficos e a capacidade de gerar relatórios de desempenho ou de lidar com problemas.
Assim, e porque o software de gestão da infraestrutura do centro de dados é frequentemente utilizado para otimizar as operações do centro de dados, o potencial de integração rentável entre os sistemas de segurança e sistemas DCIM (Data Center Infrastructure Management) é elevado.
Também é importante refletir acerca do impacto da segurança no seu negócio quando contemplar a integração, pois um modesto edifício de escritórios que possua apenas um pequeno armário de cablagem irá certamente requerer pouca integração além de um simples controlo de acesso.
Desta forma, apresentam-se os centros de dados de grandes dimensões como portadores de uma sólida segurança, apregoada como um aspeto importante da sua vantagem competitiva.~
Eng. Pedro Nobre | Schneider Electric | Systems Engineer