Pplware

A guerra das Apps, números de final de ano!

Cada vez mais os nossos telefones deixam de ser simples máquinas onde fazemos e recebemos telefonemas e passaram a ser máquinas onde podemos correr aplicações que nos permitem interagir com outras pessoas ou recolher informação da Internet. Os sistemas operativos destes equipamentos recorrem a aplicações para fazerem e darem mais-valias que outros equipamentos não têm.

Claro está que o número de aplicações que cada plataforma tem reflecte, de alguma forma, a aceitação e “liberdade” que podemos ter ao usar esses equipamentos e consequentemente os sistemas operativos associados. Os números agora revelados vêm dar conta de que mais algumas metas foram ultrapassadas e começa a haver uma “guerra saudável” entre os sistemas operativos móveis dos diferentes fabricantes.

Os números apresentados revelam que o novo sistema operativo da Microsoft, para as plataformas móveis, começa lentamente a ganhar terreno face aos concorrentes e que as aplicações para Android mantiveram o ritmo que era esperado, sempre a crescer.

O sistema operativo da Microsoft anunciou a passagem das 5 mil aplicações ontem, dia 28, o que revela que este sistema operativo está em franco crescimento e que cada vez mais atrai a atenção dos programadores.

Outros números interessantes do WP7 que foram apresentados, debruçam-se sobre a relação entre as aplicações pagas e as gratuitas. Esta diferença situa-se agora nos 72% para as pagas e nos 28% para as gratuitas. Outro dado também interessante é o preço médio das aplicações. Neste momento este número situa-se nos $1.50.

Este sistema operativo tem apenas 2 meses de mercado e a sua store foi apenas aberta para submissão de aplicações no dia 04 de Novembro. Fica um pequeno resumo do histórico sobre o Marketplace do Windows Phone 7:

Quem também quebrou mais uma barreira em termos de aplicações foi o sistema operativo móvel da Google, sendo agora anunciada a disponibilização de mais de 200.000 aplicações. Este número tem também crescido exponencialmente e a cada dia que passa existem muitas mais aplicações disponíveis.

No final do mês de Outubro este número estava pelas 100.000 e em Março rondava apenas as 30.000. Este salto revela que o aparecimento de aplicações não parou de crescer este ano.

Segundo informações disponibilizadas, são descarregadas em média mais de 130 aplicações por segundo e que estes downloads ultrapassaram já os 2.5 biliões desde o seu lançamento à cerca de 2 anos.

Longe destes números e na frente do pelotão vai a Apple Store que com mais de 300.000 aplicações consegue ter ainda uma confortável margem face às concorrentes mais directas, mas lembremos que a Apple tem já vários anos de desenvolvimento de aplicações para o seu IOS e que tem uma política mais restritiva para a publicação de aplicações. As previsões apontam que este lugar de liderança será ocupado pela Google em 2014, mas até lá são esperadas muitas aplicações em todas as lojas disponíveis.

Artigos relacionados:


Homepage: Android Market
Homepage: Windows Phone 7 Marketplace

Exit mobile version