A eterna guerra entre a Apple e a Google tem-se alargado aos mais diferentes e variados sectores. Por norma as empresas mantêm-se afastadas de todas as questões, lançando pequenas mudanças nas políticas e nos serviços que dificultam a vida ao adversário e aos seus utilizadores.
Não é normal acontecer algo com um impacto como o que foi hoje descoberto, mas a verdade é que existe no Google Maps algo que mostra uma posição muito forte da Google, e em concreto o Android, em relação à Apple.
A descoberta de uma “declaração de guerra” do Android à Apple foi descoberta no Google Maps, por um utilizador do Hackers News e mostra uma figura do famoso robot da Google a aliviar-se sobre uma maçã, que só pode ser da Apple.
A figura em causa está localizada algures no Paquistão, numa zona remota e que dificilmente iria ser encontrada. Para a poderem ver os utilizadores apenas o podem fazer através da vista do mapa, não sendo a mesma visível através da vista de satélite.
Esta particularidade mostra que não foi apenas um acaso da natureza e que a imagem foi adicionada sobre o que a Google recolheu nos mapas.
Já existem várias teorias para a razão deste surgimento “anormal”, mas a que está a tomar maior consenso é a de que foi uma adição posterior, submetida via o Map Maker da Google.
Este serviço, que se destina a melhorar e complementar a informação disponibilizada pelos mapas da Google pode ser usada por qualquer utilizador, sendo depois avaliada e autorizada por alguém do serviço. Aparentemente alguém a aprovou erradamente ou sem sequer a ter realmente avaliado.
Esta ideia foi apresentada via Twitter, tendo sido inclusive apresentadas imagens que o comprovam.
@earcos @monchote It's a user submission, by the way. pic.twitter.com/Xq5pqpheQR
— Pascal Hartig (@passy) 24 abril 2015
Seja qual for a razão pela qual esta imagem surgiu, a mesma deveria ser removida e será com certeza isso que a Google irá fazer muito em breve.
Até lá qualquer um pode apreciar a “obra de arte” que foi criada e lançada ao mundo. Provavelmente não vai apimentar a guerra destas duas marcas, mas mostra a posição de alguém!