A Google sempre procurou dar aos seus serviços um toque de inovação e funcionalidades acrescidas. Com o lançamento do Chrome, o seu browser, essa inovação veio na forma de uma interface minimalista e com uma barra de endereço vitaminada (Omnibox).
Pois agora, e segundo um email enviado para uma lista de distribuição dos programadores do Chrome por Jeff Chang, gestor de produto do browser da Google, esta barra de endereço pode estar para desaparecer, fruto de algumas alterações na interface que estão a ser ponderadas.
Com esta alteração passaremos a ter um melhor aproveitamento da interface que o Chrome nos disponibiliza. Segundo a Google a utilização desta barra apenas está a ser feita no momento em que abrimos um novo separador e introduzimos o endereço que pretendemos visitar.
Dos modelos de alteração da interface do Chrome apresentados a eliminação da barra de endereço não seria permanente. Passaria a estar apenas disponível se o utilizador colocasse o seu rato em cima da guia do separador que pretende alterar.
Uma outra alternativa será a colocação dessa barra numa zona lateral, à imagem do que acontece já com as definições do utilizador. Com esta alteração o utilizador poderá ter apenas uma zona para gestão de todos os separadores e outras funções associadas:
If we take the address bar out of the tab, it can be used as both a launcher and switcher; the user doesn’t have to worry about replacing their active tab
Outra alteração que poderá advir destas mudanças é a separação da caixa de pesquisa da barra de endereço, passando esta a ter uma zona própria. Consegue-se assim ter uma maior facilidade de utilização e uma maior zona de utilização e visualização.
Uma última alteração que deverá ser mais pacífica de implementar está relacionada com a criação e utilização de perfis. Os trabalhos que estão a ser realizados tendem a migrar para a interface do Chrome a criação de novos perfis e o acesso a eles se qualquer necessidade de relançamento do browser.
Todas estas alterações que a Google está a propor na forma como interagimos com o seu browser vão obrigar a alguma habituação por parte dos seus utilizadores.
Existem no entanto algumas preocupações que devem ser tidas em conta e que a própria Google já as identificou. A facilidade de ter o endereço que estamos visível permite aos utilizadores perceberem a que endereço estão realmente a aceder e que não estão a ser redireccionados para outro qualquer local. Existem questões de segurança que vão ter de ser tratadas e acauteladas, mas com certeza que este problema vai ser ultrapassado.
Aguardemos então por estas alterações, caso elas se concretizem e vamos ver o que a Google apresenta como mudanças para um browser melhor.