Pplware

A Adobe começou finalmente a matar o Flash

Há muito tempo que se fala da necessidade de abandonar o Flash e de se adoptarem as novas tecnologias desenvolvidas para a criação de animações na Web.

Mesmo com esta ideia, o Flash tem teimado em morrer, muito por culpa da Adobe. Mas um primeiro passo rumo ao fim do Flash pode ter sido dado e veio directamente da Adobe.

Todos conhecem e reconhecem os problemas que o Flash traz para os utilizadores. Para além dos consumos excessivos de recursos e da carga que coloca nos browsers, é também uma fonte de problemas de segurança que recorrentemente têm de ser resolvido.

Com a chegada do HTML 5 e de outras tecnologias o Flash acabou por se tornar obsoleto mas, e por culpa da sua elevada utilização, insistia em manter-se activo e bem vivo.

Um passo dado agora pela Adobe vai acabar com esta posição e abrir a porta a que surjam alternativas mais simples e menos pesadas de serem usadas. A ferramenta Flash Professional vai ser renomeada e passar a chamar-se Adobe Animate CC.

Esta pode parecer uma simples mudança, mas a verdade é que o novo Adobe Animate CC vai abrir as portas a novas tecnologias que vão deixar o Flash de lado.

Esta mudança acontecerá já em Janeiro de 2016, altura em que a Adobe lançará o Adobe Animate CC para todos. A maior diferença está nos formatos de exportação que vão passar a ser suportados.

Finalmente surge o HTML5, o WebGL, formatos SVG, os vídeos 4K e claro, a presença do Flash é garantida. Mas a certeza da Adobe é que está a dar aos utilizadores desta plataforma a possibilidade de evoluírem na tecnologia e usarem os novos padrões da indústria.

O Adobe Animate CC manterá toda a sua imagem bem como os menus e as opções, mas passará a dar ênfase e atenção especial a estas novidades, encaminhando os utilizadores para a sua utilização e não para o Flash.

O Animate CC chegará para todos os assinantes do Creative Cloud até meados de Janeiro de 2016, bastando aos utilizadores esperar pela actualização.

Esta mudança não representa para já o fim do Flash, mas é o primeiro passo da Adobe nesse sentido. Ainda existem muitos conteúdos nesse formato, mas lenta e gradualmente a transição está a ser feita e será com recurso a ferramentas como o Animate CC que isso será possível.

Exit mobile version