Pplware

90 dias para bancos melhorarem segurança de multibancos

Como referimos aqui, o roubo de caixas multibanco é algo que acontece até com alguma frequência em Portugal. Em 2013 o Governo publicou um regulamento com um conjunto de medidas preventivas mas as mesmas ficaram e ainda estão na “na gaveta”.

Agora, o Governo dá 90 dias para que os bancos adotem essas medidas de segurança.

 


O Ministério da Administração Interna informou que os bancos têm 90 dias para implementarem alguns mecanismos de segurança nas caixas multibanco, onde se inclui a tintagem de notas recolhidas ilegalmente.

A notícia foi avançada pelo Diário de Notícias, que revela que Eduardo Cabrita terá assinado um despacho no passado dia 12 de dezembro onde ordena que as entidades bancárias implementem um conjunto de medidas de segurança extra nas caixas ATM tidas com sendo de alto risco, ou seja, aquelas que apresentem vulnerabilidades de segurança mais evidentes.

De acordo com fontes do setor, são cerca de 2000 estas caixas automáticas, num universo de perto de 11 mil. Um limite reduzido para o valor máximo que pode estar disponível nas ATM e a proibição de carregamentos durante a noite são outras medidas exigidas.

Além da tintagem, estava também prevista a obrigatoriedade dos bancos pedirem à GNR ou à PSP uma avaliação de risco em relação ao local onde querem instalar a caixa ATM e a cumprir as medidas de segurança determinadas, a instalação de videovigilância, a ancoragem ao chão dos equipamentos e um sistema inibidor do gás utilizado pelos assaltantes nas explosões, revela o jornal.

Exit mobile version