Depois do “apagão” no serviço de Internet, a Coreia do Norte voltou a ter conectividade com o exterior. De acordo com a imprensa Coreana, os serviços online ficaram fora do ar cerca de nove horas (mais concretamente 9h31m) e ainda não há qualquer explicação oficial para o sucedido.
De acordo com a imprensa sul-coreana, os principais sites norte-coreanos estiveram offline, de forma descontínua até às 10:45 de hoje (01:45 em Lisboa). Entre os canais de informação há a destacar o site da agência estatal de notícias “KCNA” e o do jornal “Rodong Sinmun”, dois dos principais canais de informação oficial de Pyongyang.
O site Uriminzokkiri e o diário Choson Sinbo, da comunidade norte-coreana no Japão estavam a funcionar correctamente esta manhã. De acordo com um representante da Coreia do Norte na ONU “a ligação à Internet na Coreia do Norte esteve instável nas últimas horas mas agora parece estar a funcionar correctamente”.
De relembrar que tal acontecimento ocorreu depois do FBI ter associado os ataques ao regime de Pyongyang, tendo Barack Obama dito que os Estados Unidos responderiam proporcionalmente e que foi um erro a Sony Pictures ter suspendido o filme The Interview (que deu origem a tais ataques). Já ontem , a Coreia do Norte ameaçou atacar os Estados Unidos em “todos os espaços de guerra”, incluindo obviamente no ciber-espaço.