O universo onde o Windows Phone tem o seu grau de intervenção é variado e com uma oferta alargada. São vários os tipos de hardware onde pode ser corrido e as propostas dos fabricantes assim o demonstram.
Nesta altura do ano, e porque este que está a terminar, a Microsoft resolveu fazer uma pequeno apanhado do que nos últimos 365 dias se passaram e mostraram algumas estatísticas muito interessantes.
Na verdade alguns dos números que a Microsoft apresentou já são do conhecimento de todos. O Windows Phone 8.1 é já o sistema operativo mais usado neste seu ecossistema, com mais de 65% de utilização, deixando apenas uns finais 5% para equipamentos que correm o Windows Phone 7.x.
Os números de penetração do Windows Phone 8.1 mostram que o trabalho feito pela Microsoft neste novo sistema operativo tem resultado e que este têm-se mostrado à altura do que os utilizadores querem e precisam.
Mas os números da Microsoft revelam um outro lado no que toca aos equipamentos que correm o Windows Phone e ao seu hardware.
Ficou mostrado e bem provado que a maioria dos equipamentos onde o Windows Phone corre têm uma característica única de hardware. Falamos do facto de serem equipamentos com recursos reduzidos e em especial pouca memória.
Estes dados foram recolhidos através da análise dos downloads das muitas aplicações que estão disponíveis na loja de aplicações do Windows Phone.
Mostram também algo que já muitos sabiam e que pode ser facilmente comprovado através da utilização deste sistema operativo. Com um número mais reduzido de memória consegue-se ter uma experiência de utilização mais consistente face a outros sistemas.
Esta é também uma oportunidade que a Microsoft quer mostrar a todos os que programam e desenvolvem aplicações para o Windows Phone. Devem abraçar os dispositivos com menores recursos pois estes são os mais usados e os que mais aplicações descarregam.
With 71% of downloads now coming from low-memory devices, you can more than double your potential market by optimizing your app to run on low memory devices. If that’s not possible, consider creating a version with lower memory requirements to offer alongside your primary apps.
Mas para além de ter ficado provado que a maior fatia da utilização de aplicações vem deste tipo de equipamentos, foi ainda revelado que o equipamento mais usado é o Lumia 520.
Este é um dos equipamentos com menores recursos que pode ser encontrado no universo Windows Phone e em particular na gama Lumia. Para além do seu reduzido preço, o Lumia 520 apresenta-se também como um equipamentos que consegue, mais uma vez, dar aos utilizadores uma experiência de utilização adequada, com poucos recursos.
É interessante notar que a utilização do Lumia 520 consegue sozinha ser igual à dos dispositivos mais bem equipados e com mais recursos.
Esta é uma realidade que não era muito conhecida e que mostra que o Windows Phone é também um sistema operativo que abrange uma vasta franja de equipamentos que se esperaria encontrar noutros sistemas, habitualmente conotados como sendo ideais para este nível de hardware.
Normalmente conotado com equipamentos de gama média e até alta, ficou provado que o Windows Phone tem uma grande utilização em dispositivos de entrada de gama, com recursos mais reduzidos, mas que ao mesmo tempo conseguem ser suficientes para uma utilização normal, conseguindo ser satisfatórios para os seus utilizadores.