Pplware

70% dos jovens portugueses são dependentes da Internet

A era dos dispositivos móveis e dos serviços online vieram mudar o conceito de socialização tradicional. Os jovem estão permanentemente ligados ao mundo digital o que corresponde, segundo um estudo do ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), a quase três quartos da população portuguesa.

Este vício pode ser levado ao extremo podendo traduzir-se em isolamento, comportamentos violentos o que poderá levar os jovens sejam submetidos a tratamentos.

“Percebemos que a dependência da Internet é generalizada”, sintetiza a investigadora da Unidade de Intervenção em Psicologia do ISPA – Instituto Universitário, Ivone Patrão, coordenadora deste estudo. Nos últimos dois anos, este trabalho passou por três fases de aplicação de questionários junto de jovens e adolescentes dos 14 aos 25 anos, envolvendo quase 900 inquiridos. Esta é, portanto, uma imagem com grande-angular do que está a acontecer em muitas casas.

De acordo com alguns exemplos recolhidos pelo jornal PÚBLICO quase todos os casos partilham também o pedido para que seja mantida a reserva da identidade dos jovens envolvidos. Alguns adolescentes deixam para trás um percurso académico de bom nível para se fecharem no quarto a jogar computador dia e noite. Há amizades de infância que são postas de lado em detrimento do contacto online. O isolamento em relação à família, as mudanças de comportamento, os casos de violência inexplicável face ao insucesso num jogo digital ou à proibição de continuar ligado, são outros comportamentos comuns.

E como se podem identificar casos de dependência da Internet?

Os investigadores do ISPA referem alguns componentes-chave para ajudar a identificar estes casos. grau elevado de importância conferido ao computador ou aos dispositivos móveis; sintomas de tolerância face ao uso; sintomas de abstinência face ao não uso (como irritabilidade, dores cabeça, agitação e por vezes agressividade) e, em casos mais extremos, recaída face às tentativas sucessivas para parar, são alguns dos sinais que podem significar uma dependência da Internet.

Os dados do ISPA revelam que quase três quartos (73.3%) dos jovens que apresentam sintomas de viciação na Internet. Destes, 13% apresentam níveis severos de dependência, que se manifestam através dos comportamentos mais extremos descritos pelos pais e elencados pelos investigadores. Os próprios jovens parecem ter noção disto, uma vez que mais de metade (52,1%) dos inquiridos se percepciona como “dependentes da Internet”. A maioria dos dependentes são do sexo masculino, não têm relacionamento amoroso e frequentam o ensino secundário.

O estudo revela ainda que o uso intensivo da Internet revela sintomas de isolamento e, por vezes, de depressão no jovens.Estes são jovens isolados, mas que encontram nas conversas e nos encontros online “um escape”.

Considera-se dependente da Internet?

Via Público

Exit mobile version