A sétima edição do “Robô Bombeiro”, concurso nacional de robótica do Instituto Politécnico da Guarda, terá lugar, nesta cidade, no próximo dia 18 de Julho.
Este concurso decorrerá no Pavilhão Municipal de S. Miguel, na Guarda, a partir das 15 horas; no período da manhã, realizar-se-á, pelas 9h30, o registo das equipas e duas horas depois as verificações técnicas.
O desenvolvimento de pequenos equipamentos apetrechados para explorar um modelo de casa – composto de corredores e quartos – detectar um incêndio, que é simulado por uma vela, e extingui-lo no menor espaço de tempo é um dos objectivos desta competição em que vão participar 30 equipas.
De acordo com Carlos Carreto, um dos responsáveis por esta iniciativa, o concurso pretende promover a robótica e destacá-la como ferramenta pedagógica ao nível do ensino; de referir que estão inscritas vinte escolas do ensino secundário e profissional.
Este docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), pertencente à Unidade Técnico Científica de Engenharia e Tecnologia considera que os “robôs são divertidos e cativantes, ideais para estimular o interesse dos estudantes pela ciência e tecnologia”.
Mais informações: http://robobombeiro.ipg.pt/