Pplware

66 milhões de euros para drones portugueses

A EMSA (European Maritime Safety Agency) abriu recentemente um novo concurso público para alugar drones equipados para desempenhar funções de controlo fronteiriço e de vigilância marítima. Este concurso despertou o interesse de vários gigantes da área mas foi a empresa Tekever e o consórcio liderado pela Força Aérea Portuguesa que ganharam o concurso.

De acordo com uma noticia do jornal Público, dois consórcios liderados pela empresa Tekever e pela Força Aérea ganharam concurso público europeu de drones.  Este drones, que serão apenas alugados, vão, pela primeira vez, sobrevoar as rotas migratórias no Mediterrâneo. Os contratos foram assinados já na semana passada.

A empresa Tekever foi a grande vencedora tendo ganho no lote 2, para aviões não tripulados com 150 kg e 10 horas de autonomia de voo. Em segundo lugar, ficou o consórcio liderado pela Força Aérea Portuguesa que prestará serviços nestas missões quando a Tekever não tiver capacidade de resposta.

Segundo o Público, os drones da Tekever estão equipados com um lote de dispositivos que permitem detectar os mais pequenos movimentos no mar, sejam quais forem as condições de visibilidade (câmara gimbal, satcom, radar).

Exit mobile version