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5 Razões para a perda de lucros da Samsung

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Aproximamos-nos do final do ano, altura para serem apresentados os relatórios financeiros do terceiro trimestre. No entanto para algumas empresas este ano não tem sido formidável, ou mesmo um ano de regozijo. Uma empresa que este ano está a ter algumas dificuldades na senda do lucro é a gigante coreana, Samsung.

Mas quem são os culpados dos golpes nas contas da Samsung?

Após ter apresentado um declínio de 25% dos seus lucros no relatório financeiro referente ao segundo trimestre deste ano, a empresa espera apresentar agora o relatório financeiro para o terceiro trimestre do ano, e adivinhem lá quais são os resultados? É isso mesmo, a tendência manteve-se e a empresa prevê apresentar neste relatório um declínio de 60% nos seus lucros.

Será que a gigante coreana está a perder o domínio do mercado dos Smartphones? Vamos neste artigo mostrar-lhe cinco das principais razões para esta rápida e acentuada queda.

 

1 – Aparecimento de Novos Fabricantes Asiáticos

Uma das principais razões para a queda dos lucros da empresa coreana é o aparecimento de inúmeras marcas chinesas como por exemplo a Xiaomi ou mesmo Huawei, no mercado dos Smartphones. Essas empresas perceberam que podem fazer telemóveis semelhantes aos de gama alta da Samsung por um preço muito inferior, por cerca de 300 dólares.

Vamos ver então um exemplo concreto, o novo Xiaomi Mi4 por exemplo, está a ser comercializado na China por um valor de 325 dólares. E quais são as suas características? Basicamente, este dispositivo possui as mesmas especificações e a mesma qualidade de Hardware que o Samsung Galaxy S5, que neste momento está a ser comercializado por 730 dólares. Segundo a empresa de pesquisa Canalys, a Xiaomi no segundo trimestre deste ano vendeu mais telemóveis que a Samsung na China. Isto significa que esta foi a primeira vez que a Xiaomi vendeu mais dispositivos que a Samsung este ano.

Isto está a acontecer também noutros países, como por exemplo na Índia. Na Índia a gigante coreana está perto de ser derrubada por marcas como a Micromax e a Karbonn. Marcas nacionais indianas que têm construído telemóveis semelhantes aos da Samsung a um preço muito mais apelativo.

Esta tendência começou na Ásia mas está agora a espalhar-se para outros mercados. Com a revitalização da Motorola e o aparecimento de novas marcas asiáticas, que começam a exportar os seus dispositivos para todo o mundo, a Samsung não estará com vida fácil nos próximos tempos.

 

2 – Samsung é fácil de imitar

O negócio de Smartphones da Samsung é muito fácil de imitar. Basta juntar algum Hardware de boa qualidade, colocar as versões do Android mais recentes a tirar partido desse Hardware e entupir os utilizadores com uma enorme quantidade de serviços web pré-instalados no dispositivo.

A gigante coreana ainda não criou a sua própria identidade e é por isso que se torna tão fácil imitar e reproduzir equipamentos como os da Samsung.

 

3 – Os preços estão a cair

 

O mercado asiático já percebeu o que procuram os consumidores, e o que os consumidores procuram são smartphones com boa qualidade e que ao mesmo tempo tenham preços mais apelativos. E é isso que empresas como a Xiaomi e a OnePlus têm feito.

Estas duas empresas têm criado dispositivos móveis de ponta, equiparados mesmo aos mais recentes dispositivos da Samsung e da Apple, no entanto com preços a rondar os 300 dólares, quase metade do valor praticado pela gigante de Cupertino e pela gigante coreana.

A cada dia que passa, vão emergindo dispositivos móveis com excelente hardware e com um preço muito baixo, estando mesmo entre os 100 e os 300 dólares. Ainda que os equipamentos com valores a rondar os 100 dólares, ainda são equipamentos com pouca qualidade, no entanto também não necessita de gastar balúrdios num telemóvel. Um telemóvel de 300 dólares actualmente tem uma qualidade semelhante aos de gama alta da Samsung ou mesmo da Apple.

Isto faz com que aos olhos dos consumidores, os preços praticados pela gigante coreana deixem de ser competitivos.

 

4 – Produtos de topo da Samsung não têm classe suficiente

 

Ao contrário dos seus concorrentes a Samsung não tem um cunho pessoal nem mesmo uma imagem forte que faça com que possa ser considerada uma marca única a nível mundial.

Até este momento a empresa coreana ainda não foi capaz de construir a sua própria imagem, ao contrário do que tem acontecido com uma das suas concorrentes directa, a Apple. Além disto, a Samsung é ainda criticada pelo facto dos seus telemóveis darem ao consumidor uma sensação “plástica”, ao contrário do que acontece com outros equipamentos, como o iPhone 6 ou mesmo o HTC One M8, que pelo contrário dão ao consumidor a sensação que estão a pegar numa pedra preciosa.

Um outro elemento que faz com que a gigante coreana esteja a perder a liderança deste mercado, é a quantidade de modelos que a empresa lança anualmente. Devido a esta isto, foi até criado um programa de TV na coreia, utilizando executivos da Samsung, onde os participantes têm de pegar num telemóvel Samsung e em 20 segundos identificar qual o modelo do mesmo. Caso não o consigam identificar, o participante cai num tanque cheio de uma matéria pegajosa de cor verde e luminosa.

 

5 – Touchwiz necessita de uma reformulação

Segundo uma análise do site The Verge, o Android sem Software da Samsung é melhor do que o Android com ele. A interface Touchwiz tem sido bastante criticada devido ao excesso de complicações como também devido à utilização de funcionalidades desnecessárias para o utilizador, como é o caso da “Samsung’s My Magazine”. No entanto a empresa é lenta no que toca a responder a estes feedbacks e continua a manter esta interface nos seus dispositivos.

O software extra que a Samsung adiciona ao sistema operativo Android é outro dos problemas. No Samsung Galaxy S5 o sistema operativo ocupa cerca de 8GB de armazenamento. Caso compre o dispositivo de 16GB, ficará logo à partida sem 50 por cento de espaço disponível para armazenamento.

 

Conclusão

A Samsung está a ser ultrapassada pelos seus rivais a vários níveis. Como fomos vendo ao longo do artigo, empresas como a Xiaomi, OnePlus, entre outras, estão a fabricar dispositivos móveis muito mais baratos, chegando a custar metade do preço do que os da gigante coreana, estão a aplicar um design muito mais inovador, tentando dar ao consumidor uma experiência mais “elegante” e por fim oferecem ao consumidor uma versão do sistema operativo Android mais limpa, sem Software desnecessário.

Será que com esta queda nos seus lucros, a gigante corana vai preparar um produto que possa combater de forma eficaz os seus concorrentes directos? Será que a empresa vai aceitar estas criticas e melhorar os pontos mais importantes de forma a ir de encontro ao que o consumidor procura?

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