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3 anos da Google Portugal

Este artigo foi escrito para o pplware.com por Paulo Barreto, Country Manager da Google Portugal.

Antes de mais gostaria de agradecer o convite do pplware para escrever este artigo no qual gostaria de partilhar com os vossos leitores o que têm sido este 3 anos da Google em Portugal.

Dia 2 de Junho de  2007. A Google abria escritórios em Portugal e iniciávamos um percurso que, três anos depois, nos deixa muito satisfeitos: colaboradores, utilizadores, anunciantes e, eu próprio, que desde há muito defendia a abertura de escritórios no mercado português.

Como saberão a missão da Google passa por organizar a informação de todo o mundo, disponibilizando-a depois aos utilizadores através de ferramentas úteis e inovadoras. O nosso foco está na inovação e na procura constante de produtos inovadores que os utilizadores gostem de utilizar. Costumamos dizer que gostamos muito da concorrência pois ela estimula a inovação e beneficia os utilizadores e não esquecemos que, nesta indústria, a concorrência está apenas à distância de um clique.

Com a entrada em Portugal definimos 2 grandes objectivos: por um lado localizar produtos Google em Portugal e em Português de Portugal e, sempre que possível, ajustando-os à realidade portuguesa e envolvendo o maior número de parceiros locais. Por outro, estarmos mais próximos dos anunciantes fornecendo-lhes todo o apoio necessário ao sucesso das suas campanhas on-line.

Deixem-me partilhar convosco que, no primeiro caso, o trabalho que desenvolvemos, o feedback dos utilizadores e o número cada vez maior de utilizadores revelam-se muito positivos. Em 3 anos, localizámos com o .pt dezenas de produtos, muitos deles ajustados à realidade portuguesa e que acabaram por ser lançados com o envolvimento e apoio de inúmeros parceiros. Só para enumerar alguns posso referir o Google Maps (em parceria com o Metro, Carris e apoio da Galp, Instituto Geográfico Português, Associação de Turismo de Lisboa, Lifecooler, Mais Turismo, Green Travel Golf e Netmenu), o Google Earth com diversas cidades Portuguesas em 3D, iGoogle que envolveu a participação da Fátima Lopes, Vanessa Fernandes, João Garcia e António Gamito, Google Books (Grupo Leya e Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra foram alguns dos primeiros parceiros em Portugal), e mais recentemente o Google Street View e o Adsense. Estes resultados vêm mostrar-nos que estamos no caminho certo e incentivar-nos a fazer cada vez mais e melhor.

Quanto ao segundo objectivo da abertura de escritórios da Google em Portugal os resultados são igualmente muito positivos para nós e para os nossos clientes. Ao longo dos últimos anos, a realidade da Internet em Portugal tem vindo a modificar-se juntamente com o comportamento dos consumidores, aproximando-se e superando, nalguns casos, os padrões europeus. As pessoas estão cada vez mais on-line e utilizam cada vez mais a Internet para se informarem, compararem produtos e tomarem decisões de compra, muitas vezes nas lojas físicas. Um estudo da Havas Digital concluiu que, em Portugal, a Internet representa 25% do total de tempo de tempo que os utilizadores consomem meios (TV, Rádio, Imprensa, Internet). Com a multiplicidade de canais de comunicação acentuou-se a fragmentação dos públicos. Um estudo da Google Portugal revelou, por outro lado, que mais de 90% dos portugueses pesquisa on-line antes de tomar uma opção de compra.

Esta realidade já não passa hoje despercebida às empresas portuguesas. Actualmente, não estar presente neste mercado significa estar a desperdiçar mercado e potenciais clientes e por isso as empresas apostam cada vez na Internet para chegarem e se relacionarem com os potenciais clientes. Apesar de estar ainda longe dos padrões de países como o Reino Unido onde a publicidade na Internet já ultrapassou a televisão, o mercado português está em franco crescimento. No ano 2009, a publicidade on-line terá sido um dos poucos sectores que registou crescimento assinalável. As empresas portuguesas, por seu turno, estão cada vez mais conscientes das potencialidades da Internet para promoverem os seus produtos e negócios e para suporte a estratégias de internacionalização.

E aqui, à semelhança do que acontece em outros países, a Google pode dar um contributo importante às empresas através de soluções eficientes e com elevado retorno como o Adwords. Mas se existem múltiplas opções de publicidade na Internet como se distingue a oferta da Google face às restantes produtos? É que o Google Adwords permite comunicar de forma eficiente com os potenciais clientes porque as mensagens são dirigidas no preciso momento em que estão à procura de uma determinada Marca, Produto ou Serviço e não de forma aleatória e igual para todos tornando-se assim num complemento chave dos media offline, pois os motores de busca são o lugar de eleição para obter informação relevante, comparar produtos e ajudar à decisão sobre qual o produto ou serviço a comprar.

Por outro lado, com o AdWords, os anunciantes têm controlo total sobre o orçamento das campanhas – os anunciantes só pagam quando o cliente pesquisa e se interessa (clica) pelos anúncios – e podem optimizar as campanhas publicitárias durante a sua vigência para garantir os melhores resultados. Por exemplo, durante uma campanha é possível alterar ou testar as mensagens/anúncios ou privilegiar aquelas que estão a obter melhores resultados. Isto é algo que só é possível em meios interactivos como a Internet. E podem perceber ao momento qual o retorno do seu investimento. Esta solução permite, assim, a qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, ter uma presença na Internet e ser encontrada pelos seus potenciais Clientes. Em Portugal, a adesão tem sido excelente e cada vez mais forte existindo hoje milhares de utilizadores de AdWords.

Em suma, o feedback dos utilizadores e os resultados obtidos que convosco partilhei deixam-nos muito satisfeitos mas isto só foi possível graças aos utilizadores portugueses, anunciantes e à equipa da Google Portugal. A todos vós um muito obrigado e a promessa de que vamos continuar a trabalhar cada vez mais e melhor para corresponder às vossas expectativas.

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