O Netflix está a mudar a forma como vemos televisão, isto porque o conceito televisão à medida está também a ganhar outras formas. O poder deste tipo de serviços começa a ser enorme, arrastam milhões de subscritores e viciam o utilizador.
O público em geral desconhece o poder do Netflix, empresa que nasceu em 1997. Por exemplo, tem noção que o Netflix consome 15% da largura de banda de toda a Internet em todo o mundo? Apostamos que não. Vamos conhecer alguns factos surpreendentes.
Foram recolhidos alguns factos impressionantes sobre a realidade atual do Netflix, empresa que nasceu de uma birra do seu fundador, Reed Hahstings, quando este teve que pagar uma multa de 40 dólares à Blockbuster por devolver a cassete do Apollo 13 com vários dias de atraso. Algo que, como vemos hoje, mudou a história do vídeo para sempre.
20 factos que mostram o poder do Netflix na Internet
1 – O Netflix começa a verdadeira expansão do seu negócio em 1999. Este conceito pretendia anular o negócio dos clubes de vídeo, empresas que no passado alugavam as cassetes de VHS e depois os DVD para as pessoas levarem para casa. Se se atrasassem na devolução, pagavam multas. Conseguiu não só tomar conta de parte desse comércio, como anular quase todos os clubes de vídeo e sobretudo, acabar com o hábito nos utilizadores.
2 – Ao passar parte desse negócio dos DVDs para o seu controlo, apesar do streaming de vídeo estar a crescer, o Netflix mantém ainda o seu correio de negócio de aluguer de DVD, que continua a ser rentável e por isso regista uma receita de mais de 450 milhões de dólares por ano.
3 – Em 2005, o Netflix ultrapassou 4 milhões de assinantes na sua loja de aluguer de vídeo por correio.
4 – Em 2007, o Netflix lançava o seu próprio serviço de streaming de vídeo, o negócio pelo qual é conhecido hoje.
5 – Em 2010, o Netflix já tinha acordos estratégicos com Xbox, PlayStation, Nintendo, Apple e os principais fabricantes de SmartTVs, para que os seus novos produtos pudessem suportar o Netflix e funcionar como uma plataforma de visualização.
6 – Em 2013, o Netflix lançava as suas três primeiras séries originais: House of Cards, Hemlock Grove e Orange Is the New Black.
7 – Os utilizadores do Netflix veem 100 milhões de horas de vídeo todos os dias, o equivalente a mais de 11 415 anos. Mais de três vezes o tempo que passou desde que a escrita foi inventada para os nossos dias.
8 – O Netflix pagou mais de 300 milhões de dólares à Disney para adquirir os direitos do seu conteúdo temporariamente. No entanto, este acordo está prestes a ser concluído quando a Disney se prepara para lançar o seu próprio negócio de streaming de vídeo, com o qual pretende competir com o Netflix.
9 – O Netflix atualmente tem projeções de crescimento ano após ano perto de 40%. Está a tornar-se num dos maiores casos de sucesso.
10 – O Netflix gasta cerca de 20 milhões de dólares a produzir filmes ou séries a cada hora.
11 – Até ao final de 2018, o Netflix terá lançado mais de 700 programas e 80 filmes autoproduzidos.
12 – A série mais cara da Netflix foi The Crown. Produzir a primeira temporada teve custos de 130 milhões de dólares.
13 – 89% da geração deste milénio consome mais Netflix do que televisão tradicional.
14 – Em 2000, o Netflix foi pioneiro no uso de técnicas de Big Data para recomendar aos seus clientes quais os vídeos que eles deveriam alugar.
15 – Em 2002, o Netflix estreava-se no mercado bolsista. O preço da ação na oferta pública inicial foi de 15 dólares.
16 – Poucos meses depois de ir a público, o preço das ações caiu fortemente, chegou mesmo a ser negociado a um dólar por ação.
17 – Atualmente, as ações do Netflix rondam os 325 dólares.
18 – O Netflix é atualmente a plataforma para streaming de vídeos com o maior valor no mercado de ações.
19 – Desde 2016, o Netflix armazena todo o seu conteúdo nos servidores web de um dos seus principais concorrentes no mercado de vídeo on demand, a Amazon.
20 – Dentro da largura de banda de vídeo, somando todos os serviços de vídeo do mundo, o Netflix corresponde a 25% do total.
Em resumo…
Estes são alguns factos que mostram o poder de um serviço que mudou e continuará a mudar os hábitos das pessoas. Na verdade, ainda está em forte crescimento, mesmo assim, apesar das suas grandes receitas, a política corporativa do Netflix resulta num fluxo de caixa negativo ano após ano. Em 2017, os seus resultados mostraram perdas de 2 mil milhões de dólares. Curiosamente dois terços dos utilizadores do Netflix partilham as suas contas com outras pessoas.
O Netflix está para o vídeo como o Spotify está para a música. São estes os serviços que estão a amarrar os utilizadores no mundo moderno.