Pplware

“123456” volta a ser a password do ano em 2016

Todos sabemos da importância da segurança e das medidas que a implementam, desde as mais simples até às mais complicadas. Nem todas são simples de implementar, mas as mais básicas qualquer deve conhecer e usar.

As mais simples das medidas de segurança é a escolha de uma palavra-passe segura, algo que muitos ignoram, preferindo usar passwords fracas. A prova vem da lista das passwords fracas, que mais uma vez é liderada por “123456”.

As listas que temos mostrado ao longo dos anos mostram que os utilizadores tendem a descurar de forma chocante a segurança que uma password forte pode oferecer. Desde 2013 que a password “123456” ocupa o topo da tabela das mais fracas, passando de ano para ano nesta posição única.

Dando continuidade aos números de 2014 e 2015, o ano de 2016 não foi diferente e a lista continua a ser encabeçada por esta palavra-passe fraca e simples de ser adivinhada. Os dados são da empresa Keeper, que avaliou 10 milhões de passwords que foram tornadas públicas, nas várias fugas de dados que existiram.

Os dados apresentados são ainda mais preocupantes quando se verifica que quase 1 em cada 5 utilizadores opta por usar a password “123456”. Claro que na lista estão as também conhecidas “qwerty” e “password”. Há ainda a presença de passwords demasiado pequenas, com apenas 6 caracteres.

Há no entanto alguns pontos positivos no meio de tanta falha de segurança. Algumas passwords do topo da lista já mostram variações como “123qwe”, o que revela algum cuidado em criar palavras passe com algum grau de complexidade, o que é ainda manifestamente pouco, pois estas podem ser facilmente descobertas.

As regras e as boas práticas continuam as mesmas, com a escolha de passwords longas, com 10 ou mais caracteres, que incluam letras, números e símbolos e, preferencialmente, que evitem palavras de dicionário e conhecidas.

A segurança mais básica fica quase sempre nas mãos dos utilizadores e, como se vê, é a que mais vezes é descurada e até ignorada. As más escolhas de passwords, que muitos tentam usar apenas para lhes facilitar a vida, muitas vezes acabam por trazer problemas.

Via Keeper

Exit mobile version