O 112 Transfronteiriço deverá estar a funcionar em toda a fronteira entre Portugal e Espanha em 2023.
O anúncio foi da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, referindo que o objetivo é garantir uma resposta de urgência em saúde para portugueses e espanhóis em qualquer lado da fronteira, melhorando o serviço e racionalizando os meios.
112 Transfronteiriço irá garantir assistência médica rápida
Segundo a ministra, o 112 Transfronteiriço vai garantir “assistência médica rápida e adequada em situações de urgência e de emergência, pelos meios que estão mais próximos, independentemente de serem portugueses e espanhóis”.
Além disso, “inclui assistência extra hospitalar, ou seja, depois de receber tratamento de urgência”, a mesma pessoa “poderá escolher onde deseja continuar a fazer o tratamento”, na sua zona de residência ou no local para onde foi transferido nessa primeira resposta, mesmo que seja do outro lado da fronteira.
O objetivo é replicar este protocolo e o projeto em todas as outras regiões de Portugal e de Espanha, país onde as competências de saúde são das regiões autónomas.
“Em Portugal, o serviço é centralizado no INEM, em Espanha terá de se fazer protocolos região a região”, disse ainda Ana Abrunhosa.
O protocolo é, de acordo com Ana Abrunhosa, “um projeto-piloto para assistência médica de urgência entre a Galiza e a região Norte de Portugal, que entrará logo em funcionamento após a assinatura”, operacionalizado Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM) e pela entidade de saúde da Galiza.
O que deve dizer ao ligar o 112
Assim que liga para o número 112, é fundamental saber o que dizer de forma clara e sem dúvidas, pois, assim é meio caminho andado para uma boa compreensão por parte de quem está do outro lado, e também para que, cheguem ao local, os meios mais adequados.
- Indique o género de situação, como doença, acidente, parto, agressão, etc.
- Indique o número de telefone a partir do qual está a ligar.
- Indique a sua localização exata, referindo pontos de referência (ex: perto de um edifício importante).
- Indique qual é a aparente gravidade da situação.
- Deve também dizer qual o número de pessoas que necessitam de socorro, bem como o sexo e idade.
- Refira quais as queixas e sintomas da pessoa a socorrer, bem como possíveis alterações que vá observando.
- Deve ainda indicar ao operador determinadas situações específicas, por exemplo, um perigo de incêndio que exija acionar outros meios no local.
- Desligue a chamada somente quando o operador o indicar.