O fenómeno das vuvuzelas está para ficar. Mais do que um instrumento usado pelas tribos ancestrais sul-africanas, este “instrumento” já chegou aos ouvidos de todo o mundo. Enquanto a Meo permite retirar o som das vuvuzelas das suas transmissões dos jogos do mundial, o Youtube faz exactamente o contrário. Já repararam que as vuvuzelas chegaram ao Youtube?
Antes de vos mostrar a nova funcionalidade do Youtube, é sempre pedagógico falar-vos um pouco deste instrumento infernal.
A vuvuzela, para os desconhecedores, teve origem nas tribos ancestrais sul-africanas e o seu propósito era convocar reuniões, já que o seu som assemelha-se a um elefante ou sirene.
Em 2001, a empresa sul-africana Masincedane Sport começou a produzir uma versão em plástico e assim começou a vuvuzela-mania, pelo menos nos jogos de futebol sul-africanos, onde até existem vuvuzelas personalizadas para cada clube.
Mais curioso ainda, sabiam que a FIFA tentou proibir a vuvuzela para o Mundial 2010? Por motivos de publicidade ou possível utilização como arma. Não que este “instrumento” seja o inferno de qualquer jogador… Ou espectador. Tanto comentadores dos jogos como jogadores, treinadores e audiências dentro e fora do estádio têm reprovado o uso da vuvuzela alegando o seu tom extremamente alto e ininterrupto, irritando qualquer ouvinte e dificultando a comunicação entre jogadores e treinadores.
Mas como se trata de um caso de expressão cultural, não só da África do Sul, a SAFA (South African Football Association) defendeu a vuvuzela como uma parte essencial do futebol na África do Sul, e a FIFA decidiu permitir a sua utilização desde que não excedam 1 metro de comprimento. No entanto, a FIFA já se pronunciou novamente sobre o uso da vuvuzela, sendo que à partida, depois da fase dos grupos do Mundial 2010, será banida se o seu uso não se tornar mais moderado.
Enquanto isso, a Google decide entrar na onda. Para os mais desesperados com as vuvuzelas, apresento-vos as vuvuzelas no Youtube!
Basta clicar no pequeno botão com a imagem de uma bola de futebol, no canto inferior direito de qualquer vídeo e magicamente milhares de vuvuzelas soam! Pena haver alguns vídeos em que este botão não existe e não ser possível incluir o botão vuvuzela nos vídeos incorporados noutras páginas. Mesmo assim, não deixa de ser uma ideia engraçada (horrível).
Agradável? Não. Mas giro para irritar os mais irritadiços. (Não) vuvuzelem muito!
Não deixem de visitar o tópico humorístico sobre a vuvuzela no nosso fórum.