Pplware

Waymo, a empresa da Google, apresentou o seu carro autónomo

O investimento da Google na criação de carros autónomos é muito grande e leva já bastantes anos. É das poucas empresas que tem carros em desenvolvimento e a única que criou um veículo de raíz para esta nova vertente de transportes.

Mas, a Google, resolveu autonomizar esta sua área de desenvolvimento e, para isso, criou a Waymo. Esta empresa apresentou agora o seu primeiro veículo, a carrinha Chrysler Pacifica Hybrid.

Este novo carro é o primeiro produto a sair da parceria com a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), anunciada em Maio deste ano.

Esta carrinha, que agora foi apresentada, tem por base o modelo Pacifica Hybrid da Chrysler e incorpora já todos os sensores e computadores que a Google tem usado nos seus outros carros, nomeadamente os Lexus e os próprios carros que desenhou e construiu.

anterior próxima

Esta carrinha tem a capacidade de ser completamente autónoma, e esta autonomia permite-lhe deslocar-se aproximadamente 50km. Ao todo vão ser 100 as carrinhas que a Waymo vai colocar nas estradas, já durante o próximo ano de 2017.

A construção destes carros foi feita de forma conjunta e aproximada com a FCA, tendo sido usada uma fábrica especial onde ambas as equipas se complementaram. Ao contrário do que seria esperado, esta construção decorreu de forma paralela.

anterior próxima

Estas carrinhas foram alteradas para acomodar toda a tecnologia necessária de modo a que os carros possam ser autónomos, o que mudou radicalmente a sua estética, quer exterior quer interior. O planos da Waymo e da FCA é agora avaliar a reacção dos consumidores a estes novos carros, preparando as suas estratégias de marketing.

Este é mais um passo que é dado no sentido de tornar mais acessíveis os veículos autónomos, tornando-os mais próximos dos nossos carros do dia-a-dia, o que facilitará a sua adopção. Para já, as 100 carrinhas Chrysler Pacifica Hybrid da Waymo e da FCA vão circular pelas ruas da California e de outras cidades norte americanas, contribuindo para os testes que a Waymo continuará a realizar.

Exit mobile version