Por Rui Silva para o PPLWARE.COM
E se agora fosse possível ligar para um determinado serviço em videochamada usando a Lingua Gestual Portuguesa?
Como todos nós já sabemos, as novas tecnologias têm tendência a facilitar e ajudar toda a população, incusivé as pessoas portadoras de deficiência. Nesse sentido, foi apresentado um serviço destinado aos surdos, em parceria com a Vodafone, unicamente para seus clientes. Ou seja só poderá usufruir dele a preços mais acessíveis, quem tiver um número da Vodafone, se tiver um número de outra operadora, poderá utilizar o serviço mas a preços tabelados para as chamadas de dados. Vamos conhecer este serviço.
Chama-se Serviin – Serviço de Vídeo Intérprete e funciona da seguinte forma:
A pessoa liga para o 12472 e é atendido por uma operadora de telefone que domina a Lingua Gestual Portuguesa. É estabelecida uma conversa entre a pessoa que ligou e a operadora.
Entretanto, este serviço serve para entrar em contacto com outras empresas ou instituições que aderiram a este serviço e manter uma conversa a três entre a pessoa que ligou, o intérprete (operadora de telefone ao serviço da Serviin) e a empresa a quem se deseja contactar.
Quem é que já aderiu ao serviço e que instituições posso já ligar usando este serviço?
- Liberty Seguros
- Hospital Santa Maria
- Emergência Médica
- Comércio Local
- Táxi
Como é feita a taxação do impulso de uma chamada?
- Tem o custo de 0,01€ / min.
Onde e como é que posso usar este serviço?
Para usar este serviço, deverá usar um dos dois requisitos:
- Possuir um telemóvel 3G equipado com câmara frontal e ter o serviço de videochamada activo na sua rede operadora ou então nas instituições acima referidas, no balcão de atendimento ao público, o surdo poderá usar o vídeo-telefone para aceder ao Serviin.