Pplware

Urina como fonte de carregamento de bateria dos smartphones

Os smartphones vieram substituir os telemóveis! Além da possibilidade de receber/efectuar chamadas, disponibilizam muitas outras funcionalidades que simplificam o dia a dia de cada utilizador. No entanto, há (havia) telemóveis que conseguem superar qualquer smartphone no que se refere à bateria. Apesar de actualmente existirem muito estudos/projectos e tecnologia aplicadas na tentativa de aumentar a autonomia das baterias dos dispositivos móveis em geral, quem possui actualmente um smartphone o conselho é mesmo….saber gerir o uso da bateria.

No entanto, surgiu esta semana uma nova investigação que tem como base a Urina como fonte de carregamento, ao nível da bateria, dos smartphones.

O carregamento dos smartphones é algo que acontece com regularidade…assim como existe a necessidade dos utilizadores libertarem os resíduos líquidos. Foi talvez com base neste principio, que investigadores da Bristol Robotics Laboratory em colaboração como investigadores West of England (UWE Bristol), têm vindo a investigar a possibilidade de usar a urina como fonte geradora de electricidade.

Segundo declarações do Dr Ioannis Ieropoulos, especialista em reaproveitamento de energia a partir de fontes incomuns, da UWE Bristol…a Urina é uma fonte de produção de energia ecológica e ninguém está a saber aproveitar tal recurso.

“We are very excited as this is a world first, no-one has harnessed power from urine to do this so it’s an exciting discovery. Using the ultimate waste product as a source of power to produce electricity is about as eco as it gets.”

Dr. Ieropoulos refere ainda que este é um recurso inesgotável e que na prática nós apenas iremos re-utilizar resíduos para gerar energia

One product that we can be sure of an unending supply is our own urine. By harnessing this power as urine passes through a cascade of microbial fuel cells (MFCs), we have managed to charge a Samsung mobile phone. The beauty of this fuel source is that we are not relying on the erratic nature of the wind or the sun; we are actually re-using waste to create energy

A “tecnologia” desenvolvida pelo grupo de investigadores, batizada como “microbial fuel power” tem a capacidade suficiente para que o utilizador possa enviar algumas SMS, fazer algumas pesquisas e realizar uma breve chamada telefónica…para utilizações mais demoradas do smartphone o utilizador deverá carregá-lo normalmente.

So far the microbial fuel power stack that we have developed generates enough power to enable SMS messaging, web browsing and to make a brief phone call. Making a call on a mobile phone takes up the most energy but we will get to the place where we can charge a battery for longer periods.

A tecnologia “Microbial Fuel Cell” – célula de combustível microbiana é um conversor de energia, que transforma a matéria orgânica diretamente em eletricidade, através do metabolismo de microrganismos vivos. Essencialmente, a eletricidade é um subproduto do ciclo natural de vida dos micróbios. A produção de electricidade a partir deste processo é relativamente pequeno e até agora os investigadores só têm sido capazes de armazenar e acumular estes níveis baixos de energia em condensadores ou super-condensadores, para ciclos de carga / descarga curtas.

Como referido o conceito já foi testado, funciona e inicia-se agora uma nova investigação no sentido de conseguir carregamentos mais completos. Os investigadores acreditam que este conceito poderá ser inclusive aproveitado para casas de banho, onde a própria energia gerada pela urina poderá ser aproveitada para a parte de iluminação, etc,


Homepage: Mobile phone runs on urine power

Exit mobile version