Júpiter, Marte ou Saturno são alguns dos planetas do nossos sistema solar que, frequentemente, ouvimos falar associados às expedições da NASA, mas aos mais distantes ainda não se chegou e pouco se sabe sobre eles.
A NASA tem ambição de lá chegar e, aparentemente, já há planos a começarem a ser traçados para enviar sondas a estes dois planetas.
Saber mais sobre os planetas que constituem o nosso Sistema Solar é uma curiosidade que todos nós temos e as agência espaciais têm conseguido trazer algumas (ainda que escassas) respostas. A próxima década poderá ser crucial para uma viagem espacial a Marte, mas a NASA ainda quer ir mais longe e levar a sua tecnologia aos planetas mais distantes.
Ainda sem grandes informações, há indicação de que a NASA está a preparar uma missão para enviar sondas para os planetas Úrano e Neptuno para recolher amostras de gases de forma a conhecer a sua composição atmosférica, captar imagens e ainda estudar a meteorologia e os seus climas.
Úrano com expedições previstas para 2030
As missões ainda estão longe de acontecer, não há nem valores para o financiamento necessário nem prazos definidos. Mas a NASA aponta o período entre 2030 e 2036 como viável para iniciar a missão a Úrano.
No caso de Neptuno, o ideal seria que a missão começasse antes de 2030 ou apenas depois de 2040, aproveitando os impulsos de gravidade previstos em torno do planeta Júpiter.
Via: New Scientist