Pplware

Toshiba apresentou os primeiros módulos para o Projecto Ara

O Projecto Ara pretende revolucionar a forma como criamos e usamos os nossos smartphones. Tendo uma base de trabalho partilhada por todos, permite que qualquer um crie o seu smartphone personalizado e com os módulos que cada um quer.

A lista de parceiros da Google neste projecto é grande e cada um deles comprometeu-se a criar um conjunto de módulos diferentes, cada um adaptado à sua função.

A Toshiba apresentou os seus primeiros módulos fotográficos, dando assim início à tão esperada criação de módulos complementares ao próprio Ara.

Este projecto, iniciado pela Motorola e depois assumido pela Google durante o tempo que teve a Motorola na sua posse, pretendem criar uma abordagem totalmente diferente à criação de smartphones.

Com uma base comum a todos os utilizadores, que custará cerca de 50 dólares, vai depois permitir que cada um coloque os seus módulos e assim crie o seu smartphone personalizado e com as especificações que idealizou, libertando-se dos modelos padrão que cada um dos fabricantes impõe aos consumidores.

Com acordos firmados com as grandes empresas, como a Sony, a Samsung, Lenovo, LG, Microsoft e outras, a Google quer dar a liberdade aos utilizadores. Estes módulos são uma parte essencial deste projecto e a Google depende assim destes fabricantes.

Surgiram agora os primeiros módulos que vão poder ser usados pelo Ara, fruto dos trabalhos que a Toshiba realizou como parceira do Ara.

Estes três primeiros módulos apresentados estão focados para a fotografia e estão já em fase de pré produção, sendo disponibilizados quando o Ara chegar ao mercado.

O primeiro dos módulos tem uma câmara de  13 megapixéis e tem as dimensões de 20 x 40 x 7.1 milímetros com cada pixel, medindo 1.12um.

O segundo dos módulos apresentados é uma câmara de 5 megapixéis e tem as dimensões reduzidas para 20 x 40 x 6.4 milímetros e os pixéis individuais têm tamanho de 1.4um.

anterior próxima

imagem 1 | imagem 2

O último módulo, cujas especificações não foram apresentadas, é dedicado à captura de fotografias na parte frontal, as conhecidas selfies, e tem apenas 2 megapixéis.

Para além da apresentação destas especificações e imagens, a Toshiba mostrou também um vídeo onde estes módulos podem ser vistos a funcionar.

Espera-se que a Google mostre na WMC, que decorrerá no início do próximo mês de Março, o Ara a funcionar e que ai sejam reveladas todas as suas potencialidades e funcionalidades.

Para que isso aconteça é necessário que os parceiros tenham os seus módulos prontos e que estes estejam de acordo com o que a Google definiu para este projecto.

Exit mobile version