Pplware

Tesla quer trocar baterias dos seus carros em apenas 15 minutos

Sempre que se fala de carros elétricos, a Tesla é o nome mais referido, sendo um modelo de inovação e da tecnologia mais avançada neste campo.

Prestes a apresentar novidades de peso, a empresa de Elon Musk resolveu agora registar uma nova ideia, que permitirá reduzir para 15 minutos o tempo de troca das baterias dos seus carros.


Para garantir que a sua ideia não é copiada pela sua concorrência, a Tesla registou a patente de um sistema que no futuro poderá ser usado para substituir as baterias de qualquer um dos seus modelos elétricos em apenas 15 minutos.

A patente que a Tesla apresentou

Na patente registada é mostrado um dispositivo que tratará de elevar o carro e que dará acesso rápido à zona onde as baterias são guardadas. A ideia da Tesla é otimizar este processo e, provavelmente, uniformizar as estruturas usadas nos seus pontos de reparação.

Esta base elevatória não é uma novidade na Tesla, mas apresenta-se agora mais compacta, o que permitirá que seja também colocada em locais em que os Superchargers não estejam disponíveis.

A Tesla apresentou uma novidade?

Para muitos esta novidade agora registada na forma de uma patente é estranha e desenquadrada no tempo. A Tesla já tinha em 2013 apresentado um sistema similar, mas que acabou por abandonar porque acabou por investir na disseminação dos seus pontos de carregamento rápido, os Superchargers.

A ideia original, e que Elon Musk apresentou, tinha como meta reduzir para 90 segundos a troca das baterias dos seus veículos, algo que ainda hoje não parece ser possível, como se pode ver na patente apresentada.

Provavelmente, a empresa quer aproveitar esta sua ideia para reforçar a sua presença em locais em que o carregamento de baterias não possa ser feito de forma direta ou para servir como alternativa ao carregamento, quando os utilizadores necessitam de uma alternativa ainda mais rápida.

A patente apresentada mostra que a Tesla e Elon Musk não se focam apenas nos projetos de futuro e que trabalham em soluções para os problemas atuais que os utilizadores dos seus veículos têm.

Exit mobile version