Pplware

Tesla: Telhados Solares e uma nova super bateria

A área da energia tem vindo a ser explorada por várias empresas com o objectivo de encontrar alternativas à energia eléctrica e claro, que garantam um bom retorno financeiro.

Uma das empresas em destaque nesta área é a Tesla que depois de apresentar a Tesla Powerwall, uma “super” bateria que tem a capacidade para fornecer energia a uma casa inteira anunciou agora os Telhados Solares e também a segunda versão da Tesla Powerwall.

Elon Musk, CEO da Tesla, tinha prometido que um dia iriam existir telhados inteligentes com funcionalidades semelhantes aos painéis solares. Na passada sexta-feira, a Tesla anunciou oficialmente os novos telhados solares e uma nova super bateria, a Powerwall 2.

Powerwall 2

No caso da bateria, esta é uma versão melhorada da apresentada em 2015. A Powerwall 2 custa US$ 5,5 mil mas que tem a capacidade de armazenar 14 kWh de energia e disponibilizar 5 kW de corrente contínua para uso em casa mas que pode chegar aos  7 kW caso seja necessário. Esta nova bateria ganhou também um inversor integrado, um sistema de arrefecimento e uma nova plataforma para gestão das muitas funcionalidades. Tal como a Powerwall, a Powerwall 2 tem 10 anos de garantia.

De referir que o primeiro modelo da Powerwall, lançado em 2015 estava disponível em duas versões. Uma de 7 kwh, que oferece uma autonomia de cerca de 3h30, e outro modelo de 10kWh que garante uma autonomia na ordem das 5h.

Telhados solares

Além da Powerwall 2, Elon Musk apresentou também os telhados solares com funcionalidades semelhantes às dos painéis solares. Este novo projecto tem a colaboração da empresa SolarCity que produzirá as telhas solares, idênticas às telhas convencionais, mas que podem ter texturas únicas, graças a técnicas de impressão hidrográficas.

Elon Musk revelou ainda que estas telhas são ultra-resistentes e garantem uma super durabilidade. No entanto, o problema por agora está no custo  elevado até porque além das telhas solares é necessário adquirir toda a estrutura de suporte. É claro que a longo prazo o investimento poderá/acabará por compensar.

Veja a apresentação de Elon Musk

Além dos carros elétricos, dos transportes futuristas como o Space X, ou mesmo o Hyperloop, a Tesla quer tornar-se uma marca de referência no segmento da energia. Os projectos são sem dúvida interessantes mas os valores ainda são proibitivos para algumas carteiras.
Exit mobile version