Pplware

Tesla Model 3 será tão em conta como se pensava?

Com o lançamento do Tesla Model 3, a marca americana prometeu um carro elétrico mais em conta e ao alcance de um maior número de consumidores.

Embora tenha sido anunciado por 35 mil dólares, será o preço final assim tão baixo?

O mundo dos automóveis está a atravessar uma grande mudança. Nos últimos tempos, várias têm sido as marcas que têm apostado em soluções elétricas, quer híbridas como completas. De entre as marcas que têm implementado estas novas soluções, existe uma que se destaca, a Tesla.

A marca americana, que não se dedica apenas a automóveis, é talvez a fabricante que mais tem apostado nos motores elétricos, tendo apostado desde cedo em modelos estritamente elétricos. Além disso, tem também apostado em outros tipos de tecnologias inovadoras, tendo conseguido implementar com sucesso no mercado o auto piloto.

 

Embora a sua oferta fosse vantajosa, a Tesla enfrentou sempre um problema nos seus modelos, o preço. Com valores a rondar os 100 mil dólares, não eram todos os utilizadores que conseguiam ter acesso a esta tecnologia. Para isso, a Tesla desenvolveu o Tesla Model 3, o primeiro modelo de fabrico, comercializado por 35 mil dólares, um valor mais em conta e acessível a grande parte dos consumidores.

No entanto, além dos já tradicionais impostos, será o preço final do Tesla Model 3 assim tão em conta?

Tesla Model 3 barato… mas só na versão base

Como já vem sendo hábito no mundo automóvel, o preço apresentado para um produto é sempre atrativo até percebermos o que está incluído no modelo base. O Tesla Model 3 também não foge a esta regra, com o custo anunciado a representar uma versão bastante simples.

Por 35 mil dólares temos acesso a um carro bastante simples, quando comparado aos “irmãos”, tal como tinha sido prometido pela marca. Mas, caso queira ter uma verdadeira experiência Tesla, o custo do carro não fica por aqui, sendo necessário adicionar alguns extras.

Caso queira instalar um carregador em casa, de forma a carregar o Tesla de forma mais eficiente, isso terá um custo de cerca de 1500 dólares. Na versão base, o Model 3 traz uma bateria com autonomia para cerca de 354 quilómetros. Caso queira uma bateria de maior durabilidade, preparada para percorrer 484 quilómetros, deverá pagar mais 9000 dólares.

A cor deste novo carro está também limitada. Para a versão base está apenas disponível a cor preta, tendo as restantes cores um custo adicional de 1000 dólares. Além disso, as tão exibidas jantes desportivas de 19″, carecem de um pagamento adicional de 1500 dólares. Caso se preocupe com os pormenores luxuosos dos interiores, terá também de pagar um extra de 5000$.

Por fim, o tão badalado piloto automático, poderá não ser assim tão completo no Tesla Model 3. Para a versão melhorada da tecnologia Autopilot, com a capacidade de adequar a velocidade ao trânsito, será necessário dispensar mais 5000$, enquanto a capacidade completa de auto-condução representará também um acréscimo de 3000 dólares.

Fazendo as contas finais, um carro anunciado a 35 mil dólares consegue facilmente ultrapassar os 50 mil dólares no preço final. Na verdade, o cliente pode adquirir a versão base do Model 3, assumindo todas as configurações de fábrica, no entanto, acaba por perder toda as reais vantagens de possuir um Tesla.

Embora tenha sido lançado como um modelo mais económico e acessível ao consumidor comum, este novo Tesla poderá custar um pouco mais do que o esperado, fazendo com que se aproxime dos restantes modelos da marca e do segmento alto.

Chave do Tesla Model 3 é o smartphone

Quando queremos abrir o carro, o normal é termos uma chave, quer ela obrigue a uma abertura física, ou integre um sistema inteligente que abra o carro com a proximidade da chave. No entanto, o Tesla Model 3 não vai suportar nenhum destes tipos de chave, sendo aberto com o smartphone.

Utilizando uma ligação Bluetooth LE (Low Energy), o smartphone emite um sinal que é reconhecido pelo carro e que abre ou fecha o veículo, conseguindo assim substituir a chave.

E se o smartphone ficar sem bateria? Para esses casos, ao adquirir um Model 3, será entregue ao comprador um conjunto de etiquetas NFC que permitem abrir o carro e colocá-lo a trabalhar.

Lançado como uma solução mais económica, o Tesla Model 3 poderá não ser assim tão barato como estava previsto. A experiência de condução tão característica da Tesla carece de alguns extras que podem fazer o preço do carro disparar, fazendo com que abandone o segmento que se propunha atingir.


Faça parte do nosso grupo do Facebook Pplware @ Energias
Exit mobile version